Prefeito quer reurbanizar com morador no local

Publicada em 18/01/2013 às 11:12

Na visita a São Bernardo do Campo, o prefeito Pedro Bigardi aproveitou para conhecer o Sítio Bom Jesus, bairro que recentemente foi reurbanizado pela prefeitura daquela cidade. O local, que é cortado por um córrego, era cercado por submoradias e, hoje, deu espaço a um parque e uma galeria comercial com lojas administradas pelos moradores da área que possuíam algum tipo de estabelecimento.

Leia também
Prefeito e secretários conhecem HCSBC

O secretário de Habitação mostra detalhes do projeto

O secretário de Habitação mostra detalhes do projeto

O que chamou a atenção do prefeito Pedro Bigardi e dos secretários Daniela da Câmara (Planejamento) e Cláudio Miranda (Saúde) foi que as famílias retiradas do local estão sendo realocadas na mesma área, conforme explicou o secretário adjunto de Habitação de São Bernardo, Paulo Massoca.

O córrego foi canalizado e um parque criado para os moradores

O córrego foi canalizado e um parque criado para os moradores

“Elas receberão auxílio aluguel até a finalização dos 240 apartamentos que estão em construção. A área inclusive é conservada pelos próprios moradores”, comentou Massoca.

Conservação
Com a retirada dos antigos barracos e a canalização do córrego surgiu outro desafio: minimizar o impacto visual causado pelo fundo irregular das casas. Segundo o secretário, a solução foi dada pelos próprios moradores e grafites ganharam o espaço com tintas doadas pela construtora.

Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi ressaltou que a reurbanização de São Bernardo é o princípio defendido por ele. “Temos que manter o morador na mesma área ou próximo dela, pois há uma identidade com o bairro e toda a história da pessoa está alí. Em São Bernardo eles também tiveram o cuidado em conservar o comércio que havia na comunidade com uma galeria de serviços”, disse.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/18/prefeito-quer-reurbanizar-area-com-morador-no-local/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original