‘Pisa da Uva’ anima a tradicional Festa do Caxambu

Publicada em 21/01/2013 às 11:51

Animação, boa comida e a participação das famílias são os ingredientes da Festa da Uva do Caxambu, realizada na Paróquia do Senhor Bom Jesus, que neste ano marca a sua 79ª edição. Entre mesas lotadas, vinho artesanal da melhor qualidade, a simpatia dos voluntários fazem a alma do evento, que neste domingo (20) realizou a tradicional “Pisa da Uva”, com a participação do prefeito Pedro Bigardi e de sua mulher Margarete.

Leia também
Conheça os pratos típicos da festa
Valinhos resgata a tradição da Festa do Figo

A primeira dama e o prefeito participaram da Pisa

A primeira dama e o prefeito participaram da Pisa

Embalados pela apresentação do grupo Stela Bianca, de Jarinu, o casal subiu ao palco acompanhado do presidente da Câmara, Gerson Sartori e sua mulher, Adriana Sartori, para amassaram as uvas nas tinas de madeira. Amarildo Martins, presidente da festa, e a sua mulher Silvia, explicaram que não será feito a fermentação desta pisa. “Teve um ano que nós fizemos o vinho, mas as uvas foram trituradas no salão por processo mecânico. No ano seguinte, depois da fermentação o vinho foi comercializado”, explicou.

Pisa
Segundo a tradição italiana, é na pisa da uva que a comunidade se reúne, surgindo namoros e casamentos. É o momento de confraternização e é realizado sempre em casais. Diz a lenda que quem pisa uva junto, permanece unido para sempre. O secretário municipal de Abastecimento, Marcos Brunholi, e a mulher Magali também participaram da pisa, juntos com o chefe da Casa Civil, José Carlos Pires com a mulher Maria José.

Voluntários
Conversando com o público, o prefeito Pedro Bigardi ressaltou que “esta é uma das mais tradicionais festas da cidade e acontece com o empenho das famílias e dos voluntários que trabalham com dedicação e amor”.

Prefeito e presidente da Câmara de Jundiaí mexeram a polenta

Prefeito e presidente da Câmara de Jundiaí mexeram a polenta

Cinquentenários
Das 79 edições da festa, eles estiveram presentes em 50. Depois de meio século de trabalho voluntário, o casal Boby Keller e Lúcia Sibinel Mazzi ficou craque no controle da temperatura do óleo de fritura da polenta e do frango, sem abandonar o aparelhinho que faz a medição. “Tem que ser até 170 graus, mais do que isso torra”, ensina.

Lúcia também é a responsável pela turma da polenta e molho do macarrão. Segredo? “Lúcia é o segredo”, dispara Silvia Martins, mulher do presidente da festa. Entre brincadeira e reconhecimento, a história da “chefe” da polenta tem uma forte ligação com a da Festa do Caxambu. “Nasci com a festa. Neste ano comemoro 79 anos ”, comentou.

Números
Nos três primeiros dias da festa (12, 13 e 19), foram consumidos quatro toneladas de frango e cinco de polenta. Um grupo de 260 voluntários trabalha no evento em sistema de revezamento. Segundo o secretário Marcos Brunholi, a nova gestão da prefeitura, assim que assumiu, providenciou cinco tendas para acomodar o público, containers, a Rádio Festa, além do empenho da DAE para implantar o esgoto para a utilização das barracas externas.

Fotos: Paulo Gregio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/21/pisa-da-uva-anima-a-tradicional-festa-do-caxambu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original