Saúde irá priorizar prevenção e estrutura nas UBSs

Publicada em 21/01/2013 às 21:18

O secretário de Saúde, Claudio Miranda, recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (21), o vereador Celso Luis Arantes, que solicitou melhorias na UBS da Vila Rio Branco. Segundo Arantes, o local já não atende a demanda da região. “Quando foi inaugurada, a unidade tinha 9,7 mil usuários. Hoje são 22 mil prontuários médicos.”

Leia também
Prefeito e secretários conhecem HCSBC

Multiplan terá de refazer UBS do Anhangabaú

Secretário atenderá solicitação de melhorias na Vila Rio Branco e na Ponte São João

Secretário atenderá solicitação de melhorias na Vila Rio Branco e na Ponte São João

Segundo Miranda, esta administração dará prioridade à saúde básica, através da prevenção, para diminuir o número de internações hospitalares.

“Vamos visitar todas as unidades para verificar a estrutura e os problemas. Muita coisa tem solução rápida, precisamos apenas saber quais são os pontos críticos.”

Outra reivindicação do vereador é a situação do atendimento médico na região da Ponte São João. “O projeto para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no terreno da antiga cerâmica Califórnia, está sendo finalizado para ser enviado a Brasília. Conhecemos a demanda do bairro, que tem um PA (Pronto Atendimento) e não corresponde às necessidades, por isso já estamos discutindo as possibilidades para ampliar e melhorar o atendimento”, afirma Claudio Miranda.

O secretário ainda adiantou que até o início de fevereiro será aberto o processo de licitação para a construção da UPA do Jardim Novo Horizonte, projeto já aprovado pelo governo federal, retomado pela gestão municipal.

Magda: “Iremos implementar os programas do Ministério da Saúde para a prevenção das doenças”

Magda: “Iremos implementar os programas do Ministério da Saúde para a prevenção das doenças”

Saúde Básica
Magda Yuriko Ikeda, responsável pela diretoria de atenção de saúde básica, será responsável por todas as ações nas unidades de saúde e irá acompanhar o secretário de Saúde nas visitas às UBSs.

Segundo Magda, esta nova diretoria vai ao encontro das necessidades da cidade em priorizar a prevenção, além de implementar os programas do Ministério da Saúde em defesa do idoso, mulher, homem, criança e adolescente.

“Para diminuir os casos de internação e gastos com hospital, esta administração tem como objetivo oferecer programas e ações para prevenir as doenças, com treinamento para o atendimento humanizado, grupos de apoio e outras ações”, afirma Magda.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/21/saude-ira-priorizar-prevencao-e-estrutura-nas-ubss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original