Valinhos resgata a tradição da Festa do Figo

Publicada em 21/01/2013 às 11:22

O Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini” foi o centro das atenções de Valinhos, na manhã deste sábado (19). A cidade deu início ao resgate da tradição da 64ª Festa do Figo e também da 19ª Expogoiaba. O evento foi “reaberto”, como citou o prefeito Cleyton Machado, no discurso que reuniu diversas autoridades estaduais e federais. O prefeito Pedro Bigardi também participou da cerimônia e destacou que a região se fortalece com a produção agrícola valorizando o trabalho do agricultor em eventos como este.

O prefeito Pedro Bigardi falando ao público

O prefeito Pedro Bigardi falando ao público

A Festa do Figo foi organizada em menos de 60 dias, tendo Norma Pontes Borin à frente da comissão organizadora. Para marcar o resgate da festa, ela mudou a identidade de cores, utilizando o roxo (figo) e amarelo (goiaba).

“Esta festa entra para a história não só pelo resgate da tradição, mas também pelo fato de, pela primeira vez, uma mulher estar no comando. Era o toque feminino que faltava”, brincou com o público.

Família
As autoridades destacaram a importância do retorno do caráter familiar da festa. O prefeito Pedro Bigardi, ao discursar, ressaltou que além do aspecto agrícola, a festa é das famílias, das pessoas. “A nossa região se fortalece e impulsiona o desenvolvimento econômico com eventos deste porte”, disse.

Visitantes e autoridades prestigiaram a abertura

Visitantes e autoridades prestigiaram a abertura

O prefeito Pedro Bigardi ainda aproveitou para convidar os visitantes da Festa do Figo e autoridades a prestigiarem a 30ª Festa da Uva de Jundiaí, que começa na próxima quinta (24), no Parque da Uva, com entrada gratuita.

Serviço
64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba
Entrada gratuita (*)

Dias 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de janeiro e 1º, 2 e 3 de fevereiro
(*) Exceto nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, quando acontecem os shows de Munhoz & Mariano e João Neto & Frederico. Nestes dias o ingresso é de R$ 30
Informações: (19) 3871-4850 ou (19) 3849-5557
www.festadofigo.com.br

Foto: Paulo Gregio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/21/valinhos-resgata-a-tradicao-da-festa-do-figo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original