Previdência Social comemora 90 anos no Brasil

Publicada em 24/01/2013 às 18:15

Em solenidade na Câmara Municipal, aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) a comemoração dos 90 anos da Previdência Social no Brasil com a presença da superintendente estadual do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), Dulcinia Golgato Aguiar.

Leia também
Presidente do Iprejun toma posse no Paço Municipal

Na Câmara, a comemoração dos 90 anos da Previdência no Brasil

Na Câmara, a comemoração dos 90 anos da Previdência no Brasil

O prefeito Pedro Bigardi participou do evento ao lado do presidente da Câmara, Gerson Sartori; do presidente da Associação dos Aposentados, Edegar de Assis; Eudis Urbano dos Santos; presidente do Iprejun (Instituto de Previdência do Município de Jundiaí), Leandro dos Campos Alves, gerente da agência de Jundiaí; e Gustavo de Miranda Chaves, descendente do deputado Eloy Chaves que idealizou a criação da Previdência no Brasil.

Jundiaí é considerada o berço da Previdência pelo trabalho pioneiro que Eloy Chaves, enquanto deputado federal, deu início. “Ele criou a Caixa de Aposentados dos empregados da ferrovia de Jundiaí que deu início à Previdência. E a instituição está em crescimento com a construção de novos postos nas cidades com mais de 20 mil habitantes”, ressaltou Leandro dos Campos.

Aposentados
A data foi duplamente comemorada, já que 24 de janeiro é Dia dos Aposentados, o que foi lembrado com alegria por Edegar Assis. “Eu tenho orgulho de estar aqui, pois tive a sorte de conhecer pessoalmente o dr. Eloy Chaves. Noventa anos não são 90 dias e a Previdência luta por melhorias pelo povo”, disse.

Prefeito Pedro Bigardi e a superintendente Dulcinia Golgato

Prefeito Pedro Bigardi e a superintendente Dulcinia Golgato

O prefeito Pedro Bigardi disse que a Previdência tem um trabalho histórico em Jundiaí e que a prefeitura está à disposição para parcerias em benefício da população.

“A Previdência trabalha muito para corrigir as injustiças sociais. É um honra ter no patrimônio da cidade a agência com o nome do dr. Eloy Chaves, jundiaiense que batalhou pela sua criação e que, hoje, é representado pela sua família”, disse.

Curiosidade
Dulcinia destacou que a Previdência está presente desde o nascimento até a morte do aposentado – pensionista. “Há o salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, empréstimo consignado, entre muitos outros serviços”, disse. A superintendente homenageou Gustavo de Miranda Chaves, descendente do Dr. Eloy Chaves, que recentemente tomou posse na agência de Jundiaí, após aprovação em concurso público.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/24/previdencia-social-comemora-90-anos-no-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original