Projeto alimentar Vale Verde será ampliado

Publicada em 24/01/2013 às 17:21

O projeto Vale Verde será reestruturado para que mais hortaliças e leguminosas cheguem aos pratos dos alunos de Jundiaí. Na manhã desta quinta-feira (24), o secretário de Educação, Durval Orlato, acompanhado pelo diretor de Alimentação e Nutrição, Maurício Romanato, do diretor técnico-financeiro, José Maria Bueno, do engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, do diretor da Escola Técnica Estadual “Benedito Storani”, Eduardo Alvarez, e pelo coordenador do curso de Agropecuária da Etec, João Paulo Lopes, visitou o local.

Leia mais
Partida do bem em prol do Fundo Social

Comitiva visitou o local na manhã desta quinta-feira

Comitiva visitou o local na manhã desta quinta-feira

Na área de 35 mil m², atualmente, são cultivados cerca de 30 itens de hortifrutigranjeiros. Tudo é distribuído nas 110 escolas da rede municipal de ensino, outras 38 do Estado e em mais sete unidades do Sesi. Alface, chicória, salsinha, cenoura, beterraba, repolho e couve estão entre os alimentos destinados mensalmente.

“Hoje, a produção atende 43% das necessidades da merenda. O nosso objetivo é suprir, nos próximos anos, 100%. Temos a área para plantar, o que falta é mais estrutura e é por isso que vamos recuperar o espaço e investir em sua melhoria. Além disso, podemos abrir o Vale Verde para visitação de jovens”, ressaltou o secretário de Educação.

Cerca de 30 itens de hortifrutigranjeiros são cultivados no Vale Verde

Cerca de 30 itens de hortifrutigranjeiros são cultivados no Vale Verde

O projeto, desenvolvido em parceria com a Etec Benedito Storani, existe desde 1997. A iniciativa é reconhecida nacionalmente porque toda a produção é isenta da utilização de agrotóxicos.

Assim, o que vai para o prato das crianças é muito saudável. “Tudo é orgânico, não entra adubo com produtos químicos. A nossa produção é até certificada pela OIA – Organização Internacional de Agropecuária”, explicou o engenheiro.

Para o diretor de Alimentação e Nutrição, além de garantir ainda mais qualidade para merenda, o Vale Verde atende os objetivos do processo pedagógico da rede municipal de ensino. “As crianças aprendem a respeitar a natureza, a diferenciar os tipos de alimentos e levam os hábitos saudáveis para casa.”

Por dia, a Secretaria de Educação oferece 80 mil refeições. Além das verduras e legumes, os pratos são recheados com muitos outros alimentos gostosos, respeitando o que é determinado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/24/projeto-vale-verde-sera-ampliado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original