Palestra da Vigilância Sanitária aborda alimentos
Publicada em 25/01/2013 às 18:35Na última quinta-feira (24), um grupo de 70 voluntários que vai participar da Feira das Nações durante a 23ª Conferência Missionária – de 9 a 12 de fevereiro, no Parque da Uva – esteve no templo central da Igreja Assembleia de Deus, no Vianelo, para participar de uma palestra sobre boas práticas para a manipulação de alimentos. A praça de alimentação do evento vai contar com a participação de 19 barracas com opções de pratos típicos de países como Espanha, Japão, Itália, além de opções culinária baiana, paulista, mineira e gaúcha.
Em função do grande número de pessoas que participa do evento e a quantidade de gêneros alimentícios oferecidos, os voluntários receberam orientações específicas da gerente da Vigilância Sanitária em Alimentos, Leila Serpa, que esteve acompanhada de Valdir Ferreira da Silva, também colaborador da Vigilância em Saúde (Visa).
Ela abordou os principais cuidados para assegurar que todos os produtos consumidos durante os quatro dias da festa estejam isentos de contaminação.
Leila frisou, ainda, que a presença de voluntários na praça de alimentação é um fator positivo pois, via de regra, “são pessoas que se dedicam para cumprir as normas”. Entre as orientações, a gerente tratou sobre a temperatura ideal de congelamento para cada tipo de alimento, a higiene das mãos que devem estar sempre de unhas cortadas, sem anéis, sem esmalte ou até mesmo base, uso de luvas para servir, descarte e acondicionamento de resíduos, entre outras informações.
Parceria
O pastor Lúcio Ricardo de Souza, um dos responsáveis pela Feira das Nações, ressaltou a importância dos voluntários participarem deste tipo de palestra para garantir a realização de uma festa sem transtornos. Ele também agradeceu ao apoio logístico do diretor da Visa, José Luiz Francischinelli, que mesmo não podendo comparecer à palestra estendeu os votos de êxito na realização da festa. “Desde que começamos a realizar o evento no Parque da Uva em 2005, nunca tivemos problemas e vamos nos dedicar para que seja sempre assim”, ressaltou.
Para o pastor Eliseu Santos, diretor da Além-Mar, agência missionária da igreja responsável pela realização do evento, “é muito importante recebermos essas orientações para que trabalhemos da melhor maneira possível”, ponderou. Ele agradeceu, ainda, à parceria com a Prefeitura em mais este setor do evento e destacou a importância de que essa comunicação seja preservada.
Os voluntários que tiverem interesse em receber mais orientações podem se dirigir à rua Barão de Jundiaí, 267, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O telefone de contato é 4527-3840.
Fotos: Divulgação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original