‘Preparando o Futuro’ tem financiamento do FMDCA
Publicada em 25/01/2013 às 17:51A edição de 2013 do projeto ‘Preparando o Futuro’, da ABCJ (Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí), e financiado pelo FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança), será lançado neste sábado (26), no Senai.
Esta é a primeira vez que a proposta, que já tem como parceiros a Escola Senai e a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha), tem apoio do FMDCA. A verba foi conquistada via renúncia fiscal por empresas do município e da região de Jundiaí.
Leia também
Rinem quer participação de mais empresas
O projeto, iniciado em 2005, tem como foco atender adolescentes carentes, de 16 a 18 anos, financiando cursos, promovendo encontros, palestras e visitas a empresas. “O objetivo é aumentar a possibilidade de inserção destes jovens no mercado de trabalho”, explica o presidente da ABCJ Jairo Arlindo Mattos.
Neste ano, 16 aprendizes da Guardinha ganharam com um curso de auxiliar de logística, que será realizado no Senai todo sábado. Serão 160 horas de aulas. “Além disso, a ABCJ realiza, no período de curso, palestras motivacionais e sobre projeto de vida”, diz Jairo, ressaltando que as aulas começam no dia 2 de fevereiro e seguem até novembro.
De acordo com ele, os adolescentes indicados ao curso foram selecionados pela Guardinha. As famílias desses futuros alunos são orientadas para que possam estimular e apoiar os jovens no período de aulas. Os adolescentes terão direito a vale transporte e refeição. “Eles não terão custo nenhum.”
O aluno destaque ganhará um curso superior, nas áreas de administração, engenharia ou marketing.
Projeto
Em 8 anos de atividade voluntária da ABCJ, já foram beneficiados 128 jovens. A maioria já atua no mercado de trabalho. “É motivador ver o crescimento dessas pessoas. A proposta transforma a vida dos adolescentes”, frisa Jairo.
A ABCJ é uma entidade civil legalmente constituída e sem finalidade lucrativa, de caráter filantrópico, beneficente e cultural. Possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e considerada de Utilidade Pública Municipal em 2009, pela Lei no. 7264 de 08/04/2009. O Senai fica na rua Engenheiro Roberto Mange, 95, Anhangabaú.