Serviços Públicos atende reclamações de caçambeiros

Publicada em 25/01/2013 às 15:16

A Secretaria de Serviços Públicos, através do secretário Aguinaldo Leite, recebeu na quarta-feira (23) cerca de 20 caçambeiros filiados à Associação das Empresas de Remoção e Reciclagem de Entulhos de Jundiaí e região, para ouvir as reclamações das empresas que não estão podendo entregar o entulho no Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

Leia mais
Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos é cancelada

Empresários ficaram satisfeitos com a preocupação da administração em resolver os problemas

Empresários ficaram satisfeitos com a preocupação da administração em resolver os problemas

Segundo as empresas, a permissionária A. Fernandez Engenharia e Construções Ltda, responsável pela triagem e encaminhamento de todo o material, tem exigido que o entulho chegue previamente separado.

“O contrato com a prestadora deste serviço está sendo fiscalizado e nos próximos dias iremos fiscalizar a parte operacional para dar o devido respaldo às empresas. Vamos encontrar uma solução dentro da legalidade e se acaso o atual contrato não for mais satisfatório iremos estudar uma nova licitação” explica Leite.

Fazem parte da associação 28 empresas, que representam 85% do setor na região. Segundo interlocutores da categoria, as empresas estão com dificuldades pois, nem todas contam com espaço para separar o entulho antes de levar ao Geresol. “O valor que pagamos para a triagem não é suficiente para cobrir nossos gastos. Algumas empresas estão pensando em fechar. Uma de nossas ideias é a criação de um pátio para todas as empresas fazerem este serviço, além de parceria para a venda do material reciclado”, explica a presidente da entidade, Nivea Paula Souza da Silva.

Os responsáveis das empresas agradeceram a preocupação da administração pública. “Precisamos do respaldo da prefeitura para trabalhar. Este problema é antigo e agora estamos confiantes de que haja uma solução”, afirma Nivea.

Limpeza
De acordo com o secretário Aguinaldo Leite, é importante que o contrato com a permissionária A. Fernandez Engenharia e Construções Ltda seja cumprido para que todo o sistema funcione. “Em razão destes problemas, encontramos no último final de semana 1,2 mil pontos de descarte clandestino em Jundiaí. Fizemos um mutirão de limpeza na Estrada da Boiada e retiramos 200 caminhões com entulhos de todos os tipos. Sem dúvidas, o serviço precisa de melhorias.”

Ainda segundo Leite, a secretaria está estudando o projeto para criação de eco-pontos para o despejo de pequenas quantidades de entulho da construção civil, por exemplo, e assim diminuir os casos de descarte ilegal. “Até julho, pretendemos apresentar o Plano de Resíduos Sólidos, uma das prioridades do atual governo municipal.”

Ideia
Uma das reclamações dos caçambeiros é a falta de compromisso da população que joga todo tipo de entulho e até mesmo lixo doméstico nas caçambas, o que dificulta a triagem. Além de intensificar a fiscalização e orientações, a secretaria apresentou uma divisão de compartimentos que, acoplada às caçambas, pode facilitar a separação do entulho.

“Iremos criar um protótipo e fazer os testes na rua para ver como funciona. Esta é uma forma simples e pode resolver parte do problema”, explicou o diretor da secretaria de Serviços Públicos, Gilberto Valverde , que também participou da reunião.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/25/servicos-publicos-atende-reclamacoes-de-cacambeiros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original