Força-Tarefa vistoria mais quatro estabelecimentos

Publicada em 04/02/2013 às 18:59

Prazo de validade dos extintores, sinalização de emergência, rotas de fuga, situação de mangueiras e hidrantes. Estes foram alguns dos itens de segurança observados atentamente em estabelecimentos comerciais de grande concentração de pessoas, no final da noite deste sábado (02) e início do domingo (03), por agentes de fiscalização do comércio e bombeiros de Jundiaí.

Leia também
Força-tarefa inicia fiscalização em estabelecimentos

Com apoio da Guarda Municipal, a ação integrada proposta pela Prefeitura de Jundiaí esteve em mais quatro imóveis – um restaurante, uma casa de shows e duas casas noturnas. O saldo foi semelhante ao da noite anterior, quando a operação começou: dos quatro locais vistoriados, somente um apresentou problemas considerados de maior risco para a população.

Agentes da Fiscalização do Comércio apreendem bebidas alcoólicas sendo vendidas irregularmente

A força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Finanças e compartilhada com a Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes, Defesa Civil, Procon, Bombeiros e Vara da Infância e Juventude, tem como objetivo orientar os proprietários destes estabelecimentos a cumprir com o que determina a legislação.

“Nossa missão neste trabalho não tem a punição como foco principal, mas sim a prevenção. A recepção dos responsáveis tem sido muito boa e todos têm demonstrado a intenção de colaborar e cumprir as exigências feitas”, afirmou o secretário de Finanças do município, Paulo Galvão, que acompanhou a operação.

De acordo com Galvão, os proprietários de estabelecimentos notificados terão de comparecer imediatamente ao Paço Municipal e ao 19º Grupamento de Bombeiros, com sede em Jundiaí, para dar início às regularizações. “A maioria dos locais vistoriados precisa de pequenos ajustes e, se cumprirem as orientações, conseguirão se adequar facilmente às normas de segurança.”

Notificações
As orientações dos bombeiros variaram de melhoria na sinalização de emergência à regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), indispensável para a abertura de qualquer empreendimento. A necessidade de apresentação da planta do imóvel aprovada para a finalidade comercial e o Habite-se também foi constatada em pelo menos um caso.

Bombeiro verifica a validade dos extintores em um dos imóveis vistoriados

Numa das casas noturnas, a fiscalização encontrou o AVCB vencido há anos. O local, que tem capacidade para receber pelo menos 300 pessoas, apresentava muita escuridão e saída de emergência insuficiente, apesar da sinalização correta e portas dotadas de barras antipânico.

Em outro imóvel deste tipo, entretanto, a situação foi considerada muito boa. Havia alarmes de fumaça, detectores de incêndio, saídas de emergência adequadas, sinalização condizente com o espaço e um projeto já aprovado na prefeitura específico para a finalidade.

Para a comerciante Viviane Pavan, 31 anos, que estava em uma das casas noturnas fiscalizadas, a operação proposta é importante. “Quando saio à noite, procuro observar se o ambiente é legal para não correr riscos. Eu acho boa (a ação) porque a segurança deve estar sempre em primeiro lugar”, comentou.

A Fiscalização do Comércio também apreendeu diversos tipos de bebida alcoólica vendidos por um ambulante em frente a uma destas casas noturnas visitada. Os produtos estavam acondicionados em uma caixa térmica.

Carnaval
Os clubes que terão bailes carnavalescos também serão orientados pelo poder público para garantir toda a tranquilidade aos foliões jundiaienses. Na próxima quinta-feira (07), os responsáveis por agremiações esportivas participarão de uma reunião com o secretário de Finanças. O encontro acontecerá às 15h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal.

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/04/forca-tarefa-vistoria-mais-quatro-estabelecimentos/
Leia mais sobre ,