Novidades marcam os desfiles na Luiz Latorre
Publicada em 04/02/2013 às 19:20Nesta segunda-feira (04) diversas secretarias e órgãos municipais se reuniram no Paço Municipal para a organização dos desfiles das escolas de samba de Jundiaí, que acontece no sábado (09) e domingo (10) com público estimado em 10 mil pessoas. Tércio Marinho, secretário de Cultura, participou da reunião que contou ainda com a participação da Guarda Municipal, policias Militar e Civil.
Leia também
Bloco carnavalesco abre a folia em Jundiaí
A montagem das arquibancadas da “Passarela do Samba”, na avenida Prefeito Luiz Latorre, também teve início nesta segunda-feira (04). Ela terá 400 lugares a mais do que nos anos anteriores, com o total de 2.400.
Neste ano, não haverá distribuição de ingressos, o acesso será por ordem de chegada. Na avenida haverá ainda o camarote especial para deficientes, além de outros 13 camarotes para autoridades e imprensa.
Até quarta-feira (06), toda a estrutura deve estar finalizada para que o local seja vistoriado pelo Corpo de Bombeiros. Para isto a empresa que venceu a licitação da montagem está aumentando o efetivo para finalizar o trabalho o quanto antes.
A segurança em toda avenida será uma das prioridades. Cumprindo determinações da Polícia Militar, cada carro alegórico terá dois extintores e um brigadista acompanhando. As seis tendas da praça de alimentação (três no início da avenida e as demais próximas dos camarotes) não poderão utilizar botijão a gás. Apenas carvão e fogão elétrico. No local também será instalado extintores e haverá a presença de brigadistas.
Novidades
A instalação dos holofotes será ampliada e terá 16 mil watts a mais, o que irá beneficiar os foliões com mais segurança e os carnavalescos que terão iluminação no trecho da Avenida União dos Ferroviários, entre as avenidas Antônio Segre e Nove de Julho, para a organização da concentração e montagem das alegorias.
Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos irá retirar, temporariamente, os braços da iluminação pública, no trecho citado, para que não atrapalhe na montagem das alegorias, o que em anos anteriores causava o atraso para a entrada das escolas. Além da instalação de holofotes em toda a extensão da outra via da avenida Prefeito Luiz Latorre (sentido bairro-centro), que irá auxiliar nos serviços da praça de alimentação que será instalada no local.
Cronômetros
Um pedido antigo das escolas de samba será atendido neste ano, com a instalação de três cronômetros fixos de pista. Esta será a forma oficial para a contagem do tempo dos desfiles.
Bebidas
Neste ano haverá espaço reservado para a venda de bebidas alcoólicas (cerveja e chopp). Com acesso permitido apenas para maiores de 18 anos, haverá fiscalização dos comissionados do Juizado de Menores dentro e fora do recinto e caso algum menor ter acesso as bebidas, o maior de idade que lhe entregar ou o estabelecimento que vender poderá responder criminalmente. Além do Juizado de Menores, 100 orientadores circulará pelo recinto fiscalizando e orientando a população.
Limpeza
A limpeza do local receberá atenção especial para prevenir a segurança dos foliões. Após a passagem de cada escola de samba, oito varredores irão limpar toda a extensão da via. Outros profissionais irão circular pelos demais espaços.
Trânsito
A Setransp (Secretaria de Transportes) irá interditar o trecho da Avenida União dos Ferroviários depois da Avenida Antônio Segre a partir da sexta-feira (08), às 20h30, quando as escolas começarão a levar os carros alegóricos para o desfile.
Nos anos anteriores, o transporte começava apenas às 24h e as escolas tinham pouco tempo para os últimos detalhes. O trecho será liberado ao trânsito na quarta-feira (13), às 17h. A Avenida Prefeito Luiz Latorre será interditada apenas nos dias de desfile, sábado (09), domingo (10) e na terça-feira (12).
O transporte coletivo irá funcionar até o fim dos desfiles. Após os desfiles haverá ônibus para os bairros com itinerários especiais partindo da Avenida Nove de Julho (próximo a Avenida União dos Ferroviários). No local, haverá equipes da fiscalização de transporte coletivo e das empresas para orientar os usuários no local.
Convidada
Retornando à passarela do samba, a tradicional Cai-Cai da Vila Lacerda irá desfilar na terça-feira (12) com 200 componentes. Com mais de 30 anos de fundação, a escola deixou de se apresentar no ano de 2004.
Fotos: Paulo Grégio e Dorival Pinheiro Filho
-
21/01/2025
Cultura trata com a Liga das Escolas de Samba sobre plano de trabalho para o Carnaval
-
17/01/2025
Cultura abre credenciamento para desfiles de blocos de rua do Carnaval 2025
-
07/04/2024
Monitoramento funciona e Jundiaí tem desfile de Carnaval sem ocorrências
-
05/04/2024
Confira as alterações no trânsito para o Desfile das escolas de samba, neste sábado (06)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original