Comércio e serviços são os que mais empregam

Publicada em 05/02/2013 às 17:40

Os setores de comércio e serviços foram os que mais geraram empregos formais no município em 2012, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Segundo o levantamento, no ano passado foram gerados 6.329 empregos na cidade. Desses, 2.744 no comércio e 2.731 no setor de serviços. Em seguida vem a indústria, com 590 empregos e a construção civil com 252.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Cereser, Jundiaí é um pólo natural de atração de negócios e, consequentemente, de postos de trabalho. “Temos boa localização geográfica. As principais rodovias cortam a nossa cidade. Por conta disso, as empresas se instalam aqui.”

Formação de mão de obra foi tema de reunião

Formação de mão de obra foi tema de reunião

O diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Edison Maltoni, comentou ainda que o crescimento dos setores não é surpresa. “Muita gente está abrindo seu próprio negócio. Além disso, o comércio na cidade cresceu exponencialmente.”

Entretanto, Cereser frisa que o cenário poderia ser ainda melhor. “Há baixo investimento em formação de mão de obra.” Por conta disso, na última semana ele se reuniu com representantes do Ministério do Trabalho.

“Nosso intuito é discutir o que pode ser feito para formar esses trabalhadores.” De acordo com o secretário, a reunião contou com a presença do gerente regional do Ministério do Trabalho, Carlos Alberto de Oliveira.

Marcelo Cereser disse que já há cursos realizados no município por meio do convênio com o Programa Nacional de Aprendizado Técnico. “Vamos estudar a demanda e tentar ampliar o que já existe.”

Além de pensar na formação de mão de obra, há ainda preocupação em atrair investidores à cidade. O diretor de Fomento à Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Dimas Gonçalves, vai à capital conhecer o programa Investe São Paulo. “Estamos buscando empresas interessadas em investir em Jundiaí.”

Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/05/comercio-e-servicos-sao-os-que-mais-empregam/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original