Obras contra enchente são concluídas
Publicada em 14/02/2013 às 17:45As obras para prevenção de enchentes no Jardim Sorocabana foram concluídas nesta semana e dão a garantia da segurança aos moradores. A valeta, de 300 metros de extensão, que passa por trás das casas e que leva a água das chuvas até o Rio Jundiaí foi alargada, recebeu camadas de cacos de louça vitrificada (drenagem) e de terra. Foram mais de 250 caminhões entre cacos de louça e terra.
Leia também
Na Fumas, prefeito diz que quer dar mais velocidade a projetos
Córrego do Tarumã volta a receber manutenção e limpeza
O desemboque das águas da valeta no Rio Jundiaí também teve alterações. Antes, ele permitia o refluxo de águas, o que inundava as casas e as áreas próximas. Agora, desviado, o curso flui normalmente, sem provocar problemas do encontro das águas.
“Executamos um projeto emergencial onde, em primeiro lugar, fizemos a limpeza da valeta, cuja calha já não suportava mais as águas. Após esse trabalho, passamos para a execução do alargamento da valeta e, principalmente, do desvio do desemboque no Rio Jundiaí. Antes, a água da chuva entrava no rio na posição de 45 graus e alteramos para que o encontro fosse cada vez mais suave até que extinguisse o problema de refluxo. Por isso, podemos garantir a eliminação das enchentes neste núcleo”, explicou Arnaldo de Morais, diretor da Unidade de Serviços Norte.
O coordenador da Defesa Civil, Eduardo Carbonari, também comemora a conclusão das obras. “Nós não executamos nada, pedimos para executar. Esses pedidos têm sido tão bem atendidos por todas as secretarias envolvidas que já registramos casos em que quando chegamos a determinado local para cuidar de reclamação ou sugestão de moradores, equipes da Secretaria de Serviços Públicos já estão ali tratando do assunto”, afirmou.
Comunidade
Adequado às condições de execução e de cumprimento às normas ambientais, o trabalho levou menos de um mês para ser finalizado. O projeto emergencial para acabar com as enchentes do Jardim Sorocabana é de autoria do líder comunitário Claudinei Pereira.
“De cada morador com quem me encontro aqui recebo os agradecimentos por ter conseguido sensibilizar a Prefeitura de Jundiaí para a execução desse projeto. Bastava chover, sem interessar quanto, e nossas casas já estavam cheias de água. Com a obra concluída agora está tudo bem”, ressaltou.
Fotos: divulgação
-
10/07/2025
Prefeitura realiza visita técnica ao Morro da Baleia para ações preventivas contra incêndios
-
09/07/2025
Prefeitura realiza curso inédito de operação segura com motosserra e capacita força-tarefa de emergência em Jundiaí
-
08/07/2025
Defesa Civil de Jundiaí participa de curso de capacitação sobre segurança de barragens e elaboração do Plano de Contingência Municipal
-
07/07/2025
Defesa Civil de Jundiaí alerta que julho terá temperaturas até 4ºC abaixo da média histórica
Baixe as fotos desta notícia na resolução original