Saúde avalia plano de reforma de unidades básicas

Publicada em 19/02/2013 às 18:48

O sistema de UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Jundiaí passa por uma rodada de avaliações para embasar projeto, em negociação com os governos federal e estadual, que prevê reformas, ampliações e até mesmo construções na rede de atendimento básico da cidade. Nesta terça-feira (19), as visitas aconteceram nas unidades do Corrupira e do Parque Centenário.

Leia também
Prefeitura discute ampliação de merenda orgânica

Secretário visita a UBS Corrupira: reformas e ampliações

Secretário visita a UBS Corrupira: reformas e ampliações

“As demandas são muito grandes e por esse motivo pretendemos checar diretamente cada unidade. Existem questões que podem ser resolvidas de maneira regional, como, futuramente, contar com plantonistas em pelo menos uma das unidades de uma região que possa ter seu horário ampliado”, explica o secretário Cláudio Miranda, que participou segunda-feira (18) de evento da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, e estará nesta quarta-feira (20) em Brasília (DF).

Na UBS Corrupira, que existe há 40 anos e atendia um setor ainda rural, o problema é a limitação das dependências que podem ser ampliadas pela presença de um terreno municipal, ao lado. “Há alguns dias, uma maca do resgate não passou pela porta da sala de atendimento”, conta a chefe da unidade, Carolina de Azevedo.

As reuniões de grupos de usuários (como de hipertensão ou de diabetes) são organizadas no salão comunitário de uma igreja vizinha, por falta de espaço para a atividade. Os agentes comunitários também apontam a necessidade de mais estrutura.

Já na UBS Parque Centenário, que funciona como posto do PSF (Programa de Saúde da Família), o galpão utilizado apresenta limitações para o uso intensivo, como as divisórias que restringem a privacidade entre as diversas consultas – que contam até mesmo com odontologia para menores de idade e grupos de risco.

Limitações são discutidas no PSF Centenário

Limitações são discutidas no PSF Centenário

“Temos ainda uma sala onde fazemos tanto a esterilização quanto o expurgo de materiais, com os devidos cuidados. O ideal seria salas separadas”, observa a chefe de unidade, Paula Malpaga dos Santos.

Até mesmo a questão urbana aparece no levantamento, com os usuários do bairro Vista Alegre utilizando a margem da ferrovia para caminhar até o Parque Centenário.

Integração
Com 36 unidades em Jundiaí (incluindo UBS, PSF), a Rede de Atenção Básica também é alvo de projetos de integração das consultas aos usuários pelos prontuários eletrônicos que possam ser vistos por médicos de várias unidades.

Na UBS Pitangueiras, transferida pela gestão passada (em dezembro) para o bairro do Anhangabaú, a demanda de usuários é que a unidade retorne ao bairro de origem por estar atualmente lotada. Na UBS Centro, que atende também os moradores do Anhangabaú e Parque do Colégio, a prioridade é cuidar cada vez melhor do público idoso.

“São realidades bastante variadas entre as unidades da atenção básica. Por isso, vamos continuar levantando a situação com visitas e contato direto com os profissionais”, diz Cláudio sobre o projeto que espera concluir em março.

Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/19/saude-avalia-plano-de-reforma-de-unidades-basicas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original