Abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Saúde

Publicada em 20/02/2013 às 17:56

A possibilidade de colaborar com os rumos dos serviços municipais da saúde em Jundiaí está aberta com a chegada do novo mandato do Comus (Conselho Municipal de Saúde), que tem inscrições abertas até o dia 5 de março. Além de representantes de diversos segmentos (como entidades sociais, sindicatos e outros), também existem vagas para representantes individuais dos moradores da cidade que usam a rede.

Reunião realizada pelo Comus discute rumos da Saúde

Reunião realizada pelo Comus discute rumos da Saúde

“A eleição é feita em cada segmento. Quem quiser ser votado ou votar precisa inscrever-se nesse prazo”, explica a assessora do conselho pela Secretaria da Saúde, Tânia Roveri.

Veja a ficha de inscrição para o Comus

Depois de formado, o conselho tem reuniões marcadas nas primeiras terças-feiras do mês, a partir das 19h, no auditório do Paço Municipal. Mas a eleição, que acontece dia 26 de março, no mesmo horário, será realizada no Complexo Argos, no espaço do Criju (Centro de Referência do Idoso).

São 24 vagas, 12 delas destinadas a moradores. Quatro para usuários e conselhos locais das unidades de saúde, duas para associações de bairros, uma para entidades de portadores de patologias, uma para o setor de portadores de deficiências, uma para entidades de serviços ligados com a saúde e mais uma destinada a outras associações.

Outras seis vagas são destinadas a trabalhadores do setor e as demais seis vagas ocupadas por representantes da administração pública. Em Jundiaí, a legislação prevê a presidência do conselho pelo secretário, atualmente o médico Cláudio Miranda.

Orçamento
Embora as reuniões ocorram geralmente à noite (com duração de duas horas), os integrantes podem participar das comissões internas do conselho que podem exigir trabalhos durante o dia junto aos documentos e processos em andamento no sistema de saúde.

Uma dessas comissões tripartites analisava na quarta-feira (20) o resultado do orçamento do ano passado. “Tiramos nossas dúvidas como leigos e ajudamos a trazer sugestões e críticas para o andamento da rede. É bom que a sociedade participe”, diz Lourdes Vieira, do Instituto Luiz Braille, do segmento das entidades.

O grupo também contava com o dentista Giuliano Spiandorin, da UBS Colônia, pelo segmento dos trabalhadores em saúde, e com Agostinho Moretti. No fim do processo, é o Comus quem aprova as contas do setor.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/20/abertas-as-inscricoes-para-o-conselho-municipal-de-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original