Bibliotecários aprendem consertar livros

Publicada em 20/02/2013 às 15:47

A Biblioteca Municipal “Prof. Nelson Foot” sediou, na manhã desta quarta-feira (20), um curso de pequenos reparos em livros. A atividade foi promovida pela SP Leituras, órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Trinta representantes de bibliotecas públicas e de instituições privadas da região participaram.

Leia também
Biblioteca tem várias atividades em fevereiro
Faculdade de Medicina abre inscrições para pós-graduação

Aula foi muito proveitosa para quem trabalha com livros

Aula foi muito proveitosa para quem trabalha com livros

De forma prática, os bibliotecários aprenderam novas técnicas para dar um ‘jeitinho’ nos livros que, muitas vezes, voltam rasgados, com páginas e capas soltas, enfim, estragados pelo manuseio.

“Não é uma oficina de restauro, mas de conserto para recompor o material e aumentar a sua vida útil. Com o uso de linha, agulha, cola, pano, papel e muita criatividade é possível devolver uma obra rapidamente para as mãos dos leitores”, ressaltou a especialista em reparos e conservação, Margaret Alves Antunes, responsável pelo curso.

Além da economia para as bibliotecas, o processo contribui com o meio ambiente, já que o livro não é jogado fora. “Como não é difícil arrumarmos, só vai ocorrer o descarte quando o material não tiver mais condição nenhuma”, acrescentou Margaret.

Para a diretora da Biblioteca de Jundiaí, Leila Casote, a atividade foi positiva tanto para a formação dos participantes como para a divulgação da Nelson Foot. “Hoje, nosso acervo tem cerca de 60 mil exemplares e as pessoas que levam nossos títulos são bem conscientes, costumam devolver em bom estado. A margem de descarte está dentro das estatísticas de perda. De qualquer maneira, é sempre bom investimos na formação dos bibliotecários. Esse evento também ajudou a trazer pessoas de diversas cidades para conhecer nosso espaço e elas gostaram do que temos”, frisou.

Próxima atividade
Na próxima sexta-feira (22), a Biblioteca Municipal sedia mais uma atividade especial. A partir das 14h, será realizado um bate-papo sobre literatura infantil com o escritor Márcio Martelli. A entrada é gratuita.

Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/20/bibliotecarios-aprendem-tecnicas-para-consertar-livros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original