Coordenadoria intensifica os trabalhos

Publicada em 20/02/2013 às 15:43

De 23 a 30 de abril, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência realiza em Jundiaí a campanha “Estacione Consciente”. Com apoio da Associação Comercial de Jundiaí, a ação pretende conscientizar comerciantes e motoristas para o respeito às vagas exclusivas em estabelecimentos privados e também na área pública.

Leia também
Prefeitura discute programa de segurança viária
Saúde avalia plano de reforma de unidades básicas

Projeto social vai entregar 3 mil cadeiras de rodas em todo o Brasil

Projeto social vai entregar 3 mil cadeiras de rodas em todo o Brasil



“Alguns comércios cumprem a legislação que trata da oferta de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência e idosos, assim como existe em áreas públicas, mas infelizmente recebemos reclamações sobre a falta de respeito com tais vagas”, afirma Reinaldo Fernandes, responsável pela coordenadoria.

Segundo Fernandes, quem não cumpre a lei está sujeito às sanções previstas em lei. “Estamos planejando palestras sobre a importância da fiscalização dos carros estacionados nestas vagas, pois a legislação federal prevê multa e até guinchamento do veículo estacionado indevidamente em locais públicos”.

Brinquedos

A coordenadoria enviou para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente a necessidade de instalação de brinquedos adaptados em parques públicos infantis para crianças com deficiência. O projeto já está sendo analisado pela pasta com pesquisa sobre equipamentos e, principalmente, quanto a possíveis locais onde eles podem ser instalados.

Cadeiras de rodas

A coordenadoria está apoiando um projeto social da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias que irá fazer a doação de 3 mil cadeiras de rodas em todo o Brasil. Todas as instituições que tem trabalho com pessoas com deficiências foram convidadas a participar enviando o número de cadeiras necessárias para atender as demandas.

O número de interessados será entregue no dia 18 de março, quando haverá a segunda reunião com os representantes da igreja. “É direito do cidadão o acesso a aparelhos de locomoção, para que seja respeitado o direito de ir e vir”, afirma Fernandes. Segundo ele, uma cadeira de rodas custa, em média, R$ 1.500.

Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/20/coordenadoria-da-pessoa-com-deficiencia-intensifica-os-trabalhos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original