Pesca Econômica garante o cardápio na Semana Santa

Publicada em 20/02/2013 às 16:33

Com a aproximação da Semana Santa, no mês de março, o consumidor começa a se preparar para adquirir produtos alternativos para o cardápio, já que a carne, nesta época do ano, sai de cena. Em Jundiaí, uma das opções para comprar pescados frescos e com preços atraentes são as barracas do programa Pesca Econômica, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural. São oito pontos na cidade onde as barracas permanecem durante toda a semana, alternando os endereços, no horário das 8h às 13h.

Confira o calendário da Pesca Econômica para fevereiro
Prefeitura discute ampliação de merenda orgânica

Leandro Bernardo, que é o permissionário das barracas, avisa que os peixes são sempre frescos, trazidos no máximo um dia antes de serem comercializados. Os preços costumam sofrer uma variação muito pequena. “Depende muito da época, mas não chega a ser nada abusivo”, explica. Segundo Leandro, são comercializados por semana entre 900 quilos e uma tonelada de peixes, mas na Semana Santa este número chega a aumentar de nove a 10 vezes. Pela ordem, as espécies mais vendidas são a sardinha, a cavalinha e a pescada branca. “Há outros, que saem pouco mas são vendidos sempre, como o bacalhau fresco e a tilápia”, conta Leandro.

O secretário Marcos Brunholi observa Leandro preparando o peixe

O secretário Marcos Brunholi observa Leandro preparando o peixe

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural, Marcos Brunholi, acompanhou, nesta quarta-feira (20), o trabalho na barraca instalada no Jardim Santa Gertrudes e disse que ficou impressionado ao constatar como é grande a procura. Durante o tempo em que esteve no local, dezenas de pessoas haviam passado pela barraca. ”É importante que a população tenha o hábito de consumir alimentos saudáveis como o peixe.”

Consumidor
Se nas lojas as vitrines são montadas para encher os olhos dos fregueses e estimular as compras, com a Pesca Econômica não é diferente. Ao passar pela barraca e observar não só a movimentação de pessoas comprando como também a habilidade de Leandro Bernardo no processo de limpeza e corte dos peixes, qualquer um se sente impulsionado a levar o produto. “Isso é comum e posso garantir que, nos mais de 10 anos em que atuo nesta área, muita gente passou a consumir mais peixe porque começou comprando conosco.”

Dona Arione vai à barraca da Pesca Econômica toda semana

Dona Arione vai à barraca da Pesca Econômica toda semana

São pessoas como dona Arione Manzato, 55 anos, que vai à barraca do Santa Gertrudes toda quarta-feira para garantir não só o dela como também da vizinha.

“Eu levo sempre sardinha e pescada branca, para mim e para minha vizinha, que não pode vir sempre”, contou ela. Dona Arione disse que gosta de peixe nas mais variadas formas de preparo, seja frito, no molho ou assado.

E falando em preparo, quem dá a receita para a Semana Santa é o próprio Leandro. A sugestão é Cação à Parmegiana. Mas isso pode? Não só pode como deve. Anote os ingredientes:

1 quilo de cação limpo, em posta ou filé;
molho de tomate;
catupiri (ou requeijão);
400 gramas de mussarela.

O tempero é a gosto. É fácil fazer e não demora muito. Numa assadeira, untar com meia lata de molho de tomate, acrescentar o cação, deixando no forno o tempo necessário para dourar o peixe. Em seguida, acrescentar o que sobrou do molho de tomate, aplicar uma camada de catupiri ou requeijão (a medida é um copo) e completar com as fatias de mussarela. A dica para saber quando está no ponto é verificar quando o catupiri ou requeijão passarem por cima da mussarela. Leandro sugere como acompanhamento arroz branco e uma salada de tomate e alface picados, como se fosse vinagrete.

Dada a receita, anote aí o telefone da barraca da Pesca Econômica, para encomendar ou reservar para a Semana Santa. Mas, a entrega acontece somente no bairro onde a barraca vai estar no respectivo dia. É (11) 9 6641-8241. Se você ainda não conhece o programa, confira os dias e locais onde você pode comprar os peixes:

Terça-feira: Jardim do Lago
Quarta-feira: Santa Gertrudes (parte alta e baixa)
Quinta-feira: Eloy Chaves e Fazenda Grande
Sexta-feira: Colônia
Sábado: Vila Maringá

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/20/pesca-economica-garante-o-cardapio-na-semana-santa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original