Prefeitura discute programa de segurança viária

Publicada em 20/02/2013 às 09:39

O prefeito Pedro Bigardi recebeu nesta terça-feira (19) a visita do português José Cardita, representante no Brasil da ONG internacional GRSP (Global Road Safety Partnership). A entidade é parceira da Prefeitura de Jundiaí no Programa de Segurança Viária, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes graves e fatais na cidade.

Leia também
Saúde avalia plano de reforma de unidades básicas

O prefeito Pedro Bigardi recebeu José Cardita no gabinete

O prefeito Pedro Bigardi recebeu José Cardita no gabinete

Bigardi e Cardita conversaram sobre o trabalho da ONG na cidade e no mundo e a importante missão de reduzir os números de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Dados oficiais mostram que os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de 40 mil mortes e 500 mil feridos por ano no Brasil. Em 2010, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou mais de R$ 187 milhões apenas com internações por acidentes.

ONG
Situada em Genebra, a Global Road Safety Partnership é uma entidade com base na Federação Internacional da Cruz Vermelha. Atua como conselheira na boa prática de ações de segurança viária em diversos países em desenvolvimento, como África do Sul, Polônia, Índia, Rússia, Tailândia e outros, facilitando projetos que integrem o governo, a sociedade civil e o setor privado. O principal foco é apoiar o desenvolvimento, de forma integrada, e as ações de segurança viária por meio da criação de uma rede parcerias.

No Brasil, a ONG iniciou os trabalhos em 2001 e as ações são intituladas de Processo de Proatividade e Parceria (EPP). Hoje, cerca de 20 cidades desenvolvem projetos com a ONG. “Jundiaí é uma das cidades que implementou a EPP de forma mais correta, com uma equipe muito motivada, o que é fundamental para atingirmos bons resultados”, avalia José Cardita. “Temos de trabalhar para uma mudança cultural, sustentável e contínua. Mas é um processo que se faz com pequenos passos.”

De acordo com a engenheira Ana Paula Silva de Almeida, coordenadora do programa em Jundiaí, participam do grupo representantes das secretarias de Transportes, Educação e Saúde. “São as secretarias que podem desenvolver ações efetivas pela redução dos acidentes de trânsito”, destaca a coordenadora.

Segundo ela, por meio do programa são desenvolvidas diversas ações, especialmente de educação no trânsito. “São palestras em empresas, trabalhos educativos com condutores de veículos escolares, de coletivos e até taxista. Inclusive, acompanhamos o envolvimento destes motoristas com acidentes. As ações também incluem trabalhos com as escolas, sinalização das vias, tratamento de pontos críticos, fiscalização e estatísticas”, explica Ana Paula.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/20/prefeitura-discute-programa-de-seguranca-viaria/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original