Acordo viabiliza projeto do PA 24 Horas Central
Publicada em 21/02/2013 às 18:55Com poucos ajustes, o novo Pronto Atendimento 24 Horas no Centro, previsto para ser inaugurado em março, chegou a um acordo na reunião entre o Secretário de Saúde Cláudio Miranda e a titular da Diretoria Regional de Saúde do Estado, Márcia Bevilacqua.
Leia mais
Abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Saúde
O resultado é que apenas um pequeno espaço com banheiro na lateral interna do prédio (hoje ocupado pela UBS Centro) deve ser retirado para viabilizar um corredor aos caminhões de carga.
“A ideia inicial do projeto previa a demolição de parte desse prédio, mas já havíamos revisado esse ponto por tratar-se de um patrimônio histórico da cidade e de seus moradores”, comenta a diretora.
O secretário Cláudio Miranda afirma que o encaminhamento atende o interesse da cidade. “A parte mais antiga do prédio, preservada por fora, já foi modernizada anteriormente com as obras da Unimed, antes de ser desapropriada em 2008. Vamos ter 12 leitos de urgência e mais 25 posteriormente, de retaguarda”, diz.
Ele mostrou para a diretora uma sala que vem sendo usada como almoxarifado, mas que tem as paredes grossas e forradas com chumbo (buritadas) e é apropriada para radiografias. Outras duas salas também estão prontas para abrigarem consultórios odontológicos.
“Esse processo final vai chegar à Câmara com a planta definida e um acordo de ajuste entre Prefeitura e Estado”, explica o secretário. A visita foi acompanhada ainda pelo engenheiro Rubens Gáspari Júnior, da Secretaria de Obras, que trabalha na solução que concilia uma parte da fachada histórica da antiga Fratellanza (e depois Casa de Saúde Domingos Anastácio), do início do século 20, com equipamentos modernos em seu interior.
Enquanto o PA 24 Horas (Pronto Atendimento) vai atender urgências e desafogar parcialmente o Hospital São Vicente, o Hospital Regional vai focar em cirurgias agendadas de média complexidade e tem previsão de abertura para 2014.
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original