Secretaria disponibiliza análise de solo aos agricultores
Publicada em 21/02/2013 às 17:21Como tudo que é usado em demasia sofre desgaste, o solo também enfrenta esse processo, especialmente após o fim de uma safra. Para se recuperar e suprir com vigor, a próxima plantação necessita de incrementos – como adubos e outras formas de nutrientes.
Leia também
Atendimento do Incra no Paço tem novas datas e horários
Contudo, esse procedimento deve ser feito de forma correta, pois o excesso de adubação, ao contrário do que muitos podem pensar, pode prejudicar a terra.
Para orientar os produtores rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural oferece, de forma gratuita, o Programa de Monitoramento da Fertilidade do Solo, que já realizou mais de 400 análises.
De acordo com o engenheiro Sérgio Mesquita Pompermaier, que coordena esta atividade dentro da secretaria, qualquer agricultor pode solicitar a análise do solo. Basta apenas seguir algumas recomendações de como fazer a coleta correta das amostras. É preciso procurar o órgão, no quinto andar do Paço Municipal, para receber toda a orientação necessária. É lá, também, o interessado pode retirar a embalagem apropriada para acondicionar a porção de terra a ser enviada ao laboratório contratado pela secretaria. “O processo é simples, mas deve ser feito de forma correta, para não prejudicar o trabalho”, explica o engenheiro.
Segundo ele, muitos agricultores que já utilizaram o programa e estão cadastrados na pasta não precisam passar pelo Paço, pois já estão acostumados com os procedimentos. No final do processo, eles recebem um relatório com o resultado e as recomendações de como fazer para manter o solo em condições adequadas para o plantio.
Por que fazer
A análise de solo e a recomendação de correção e adubação do solo são ferramentas importantes para que o agricultor utilize corretamente os insumos, aplicando a quantidade exata de corretivo e fertilizante. Isso gera uma economia de dinheiro e trabalho. O equilíbrio nutricional do solo, proporcionado pela utilização da análise de solo e recomendação de adubação, gera plantas mais saudáveis e mais resistentes à pragas e doenças, que pode inclusive reduzir a necessidade do uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos). “Como podemos constatar, tanto a análise quanto a recomendação de adubação são ferramentas simples e gratuitas, que podem trazer ótimos resultados para o agricultor”, finaliza o engenheiro.
Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, no quinto andar do Paço Municipal ou pelo telefone (11) 4589-8872.
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva