Prefeitura recebe romeiros pelo centenário do evento

Publicada em 22/02/2013 às 19:27

A comissão organizadora do centenário da Romaria Diocesana de Jundiaí a Pirapora, criada em 1914, esteve reunida com o prefeito Pedro Bigardi para encaminhar o pedido de parceria para a realização do evento. As comemorações serão iniciadas logo depois da 99ª romaria, que neste ano acontece nos dias 18 e 19 de maio.

“Em agosto, já teremos uma apresentação de músicas tradicionais da romaria no teatro Polytheama”, comenta o integrante da comissão, Alexandre Ludke.

Romeiros com o prefeito Pedro Bigardi: evento tradicional da cidade

Romeiros com o prefeito Pedro Bigardi: evento tradicional da cidade

A visita ao prefeito contou com Luciano Fontebasso, Claudinei Fiorante, Edison Bardi Fonseca, Mauro Franchi, José Edmundo Gut, Otávio Mingotti e Rodrigo Bueno, além do presidente da Câmara, Gerson Sartori, e do ex-vereador Mingo Fontebasso.

O grupo lembrou que a romaria já é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial da cidade, com um caminho que começa praticamente no Centro.

“Desde garoto sempre fui receber essa romaria na chegada, porque a maioria vai a cavalo e é muito bonito”, lembrou Pedro Bigardi.

O pedido de parceria será analisado pela Prefeitura. Os planos do grupo incluem um selo, um disco, uma publicação, um show pirotécnico em Pirapora, duas placas na Igreja Nossa Senhora do Desterro e na Igreja do Senhor Bom Jesus e ainda uma estátua do romeiro a cavalo no bairro da Varginha.

A estimativa é de que 2,5 mil pessoas – o público estimado como participante – possam ser contempladas com medalhas especiais do centenário. O próximo passo do movimento dos romeiros é uma reunião prevista para o dia 28, com o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/22/prefeitura-recebe-romeiros-pelo-centenario-do-evento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original