Novo Fundo Social vai valorizar ainda mais a solidariedade

Publicada em 25/02/2013 às 21:50

Olhar o todo, porém analisar cada situação individualmente. É assim que a presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, vê como ponto de partida as ações do órgão que começou uma nova história desde o dia 1º de janeiro. O desafio de ser a gestora é gratificante, segundo ela, principalmente pela oportunidade de resgatar os valores da cidadania. “O foco será cuidar das pessoas. O Fundo vai capacitar, acolher a população e desenvolver atividades que passam longe do assistencialismo”, comentou.

Leia mais
Fundo Social de Solidariedade abre inscrições

As primeiras diretrizes de ações e campanhas foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (25) ao prefeito Pedro Bigardi. Na reunião, participaram a diretora do Funss, Viviane Quiessi, e o coordenador de Cursos, Antônio Passarini.

O prefeito reunido com a presidente Margarete Bigardi e equipe

O prefeito reunido com a presidente Margarete Bigardi e equipe

“Além do retorno da Feira da Amizade, eles estão programando a campanha Natal de Luz, que vai reavivar a cidade. Também iremos conversar sobre o relacionamento com as entidades sociais que atuam no município e a captação de recursos que possibilitam a realização dos trabalhos do Fundo Social”, comentou o prefeito Pedro Bigardi, que está despachando diretamente nas secretarias, órgãos e autarquias ligadas à prefeitura.

Nova visão
Uma das primeiras ações de Margarete Bigardi e equipe foi fazer o levantamento daquilo que o Fundo Social oferecia à população. “Havia um grande número de cursos, porém a nova gestão visa a qualidade e não quantidade. Desta forma, vamos reestruturar os cursos oferecidos e ampliarmos as vagas para capacitar todos, sem distinção. Estas novas oportunidades têm a missão de contribuir para a geração de renda com valorização das pessoas que passam pelo nosso atendimento”, explicou.

Nova roupagem
Um dos setores do Fundo Social que terá, literalmente, uma nova roupagem é o antigo curso de Corte e Costura. Em parceria com o Governo do Estado, passará a ser Escola de Moda. “A abordagem deste curso será mais ampla, capacitando para produção de peças com as novas tendências da moda. A técnica vai expandir o trabalho do aluno, que vai do corte até o acabamento com qualidade”, comentou.

Outra novidade será a instalação de uma Padaria Artesanal que vai proporcionar, segundo Margarete Bigardi, uma nova oportunidade de emprego. “A missão é colaborar para que as pessoas tenham direito a uma qualificação que gere renda e ajude nas despesas da família. Há diversas entidades interessadas em programas que incentivem isso, seja para o jovem, mulher, homem ou para o idoso”, disse.

Resgate
Um dos programas que está nos planos do Funss, segundo Margarete Bigardi, é o de Higiene Doméstica. “Muitos valores foram se perdendo com o passar do tempo. É um resgate da campanha de cuidados com a higiene básica. Com pequenas ações em casa, doenças podem ser evitadas. Outro resgate que queremos é fortalecer a fé nas comunidades. Sem interferência na religião de cada um, a presença de Deus faz muito bem. Iremos trabalhar com as entidades assistenciais, associações de moradores respeitando a religiosidade de cada e incentivando o desenvolvimento social fortalecido na fé, independentemente da crença de cada um.”

Arte
O desenvolvimento social, para Margarete Bigardi, vai além das atividades de cursos e campanhas. Ela quer agregar a cultura em ações diretamente nos bairros. Como? Levando música para todas as regiões de Jundiaí. “Além da musicalidade, agregar o teatro e a dança em parceria com a Secretaria da Cultura. Inclusive, queremos retomar a Fanfarra Municipal num futuro próximo.”

Passo a passo
O retorno da Feira da Amizade, com expectativa de ocorrer em setembro deste ano, causou grande impacto entre as entidades sociais. O formato ainda não está totalmente definido, mas ideias estão surgindo a cada momento. “Vamos elaborar uma festa popular, nos mesmos moldes da 30ª Festa da Uva, com a participação da classe artística local e das entidades assistenciais. As barracas estarão de volta oferecendo um cardápio diversificado. Mas vamos fazer o evento com os pés no chão”, adiantou.

Semente
O novo Fundo Social, diz Margarete, está no tempo da semeadura. “Assumir essa responsabilidade é uma grande oportunidade que Deus me proporcionou. Quero plantar uma semente aqui e cuidar para que ela comece a dar frutos e futuramente cresça por toda cidade”, finalizou.

Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/25/novo-fundo-social-vai-valorizar-ainda-mais-a-solidariedade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original