Secretário visita feiras e varejão noturno

Publicada em 26/02/2013 às 20:45

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, visitou nesta terça-feira (26) mais duas feiras livres da cidade, a do bairro Jundiainópolis e a do Centro. No início da noite, ele esteve no Varejão Noturno, localizado no estacionamento do Parque da Uva (Parque Comendador Antônio Carbonari).

As visitas fazem parte de um projeto da secretaria para melhorar as condições de trabalho dos feirantes e padronizar a atividade – compromisso da atual administração.

Leia também
Conselho de Assistência Social realiza 1º encontro

Marcos Brunholi confere a nova barraca no Varejão Noturno

Marcos Brunholi confere a nova barraca no Varejão Noturno

Na semana passada, o secretário esteve na feira da Ponte São João, uma das maiores da cidade em termos de acomodação das bancas. “Minha intenção é visitar todas as feiras, ver como está o funcionamento de cada uma, conversar com os feirantes, conferir de perto as dificuldades para poder analisar as reivindicações do setor”, destaca Brunholi.

As principais demandas dos feirantes são banheiro, estacionamento para os caminhões e mudanças de espaço das barracas. “Em contrapartida, eles também têm de fazer sua parte, respeitar o espaço de cada um, usar o jaleco. Vemos que algumas pessoas não estão respeitando estas normas”, destaca o secretário. Ele ressalta ainda que a chamada “Lei da Feira” deve ser alterada em breve.

“A nova lei está em estudo no Jurídico. Uma das principais mudanças que ela prevê é dar autonomia para a secretaria em relação ao setor. Hoje, estamos amarrados à Comissão da Feira Livre, que é formada por representantes da secretaria, da associação dos feirantes e do sindicato da categoria. Não podemos tomar nenhuma decisão sem aprovação da comissão.”

Padronização
Um dos projetos da secretaria para o setor é a padronização das feiras livres, que terão até um selo de qualidade. “Vamos fazer uma feira-piloto. Revitalizar as barracas e implantar novos padrões. Estamos finalizando as normas que serão exigidas para obtenção do selo e aguardando aval da Secretaria de Planejamento para mudar o local desta feira que será o piloto. Esses feirantes terão um tempo para se adaptar às novas normas. Depois a ideia é estender para as outras feiras”, explica o secretário.

Salada de fruta
Os frequentadores do Varejão Noturno ganharam a partir desta terça-feira mais uma opção, a barraca de salada de frutas. “Abriu uma vaga e após um consenso decidimos por este comerciante, porque ele oferece um produto diferente do que já temos aqui. Nossa intenção é diversificar as ofertas”, explica Brunholi.

O feirante Ednei Massayuki, proprietário da nova barraca, diz que estava na fila desde que o Varejão foi inaugurado, há mais de um ano. “É um ponto muito bom, bem movimentado. Esperamos que os clientes gostem do nosso produto”, diz ele, que comercializa salada de frutas, morango com chantily e sucos.

O Varejão tem 25 barracas e não há mais espaço físico para ampliação. Mas a secretaria tem um projeto para criar mais um varejão noturno na cidade. O local está em estudo e até abril deve ser divulgado.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/26/secretario-de-agricultura-visita-feiras-e-varejao-noturno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original