Municípios se unem para ações de preservação da Serra do Japi

Publicada em 27/02/2013 às 18:45

Representantes dos municípios que têm 90% da área da Serra do Japi em seu território reuniram-se na tarde de segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Cabreúva, para discutir ações de preservação da reserva biológica. Além da cidade que sediou o encontro, participaram Jundiaí, com a maior extensão, e Cajamar.

Leia também
Saúde inicia diagnóstico da dengue em Jundiaí

Reunião discute proteção do patrimônio ambiental pela região

Reunião discute proteção do patrimônio ambiental pela região

O subcomandante da Guarda Municipal, inspetor Paulo Vicente Soares, representou Jundiaí. Ele, que ficou à frente da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí por 15 anos, reforçou a importância da integração entre os quatro municípios.

“Podemos trabalhar em conjunto para preservação da Serra do Japi. Será a nossa herança para as futuras gerações este patrimônio”, disse.

Na reunião ainda foram discutidas a integração entre os municípios que englobam a Serra do Japi, a urbanização do entorno da reserva, a destruição da mata ciliar e as queimadas nas pastagens que fogem do controle na área de preservação.

O subcomandante Soares enfatizou a necessidade de criar uma brigada de incêndio para cada cidade que faz divisa com a Serra do Japi. “Estamos à disposição para ministrar cursos de combate a incêndio florestal para as cidades interessadas”, concluiu. A próxima reunião será no dia 25 de março, às 15h, na Câmara Municipal de Cabreúva.

Também presentes Reinaldo de Oliveira, representante da ONG A Vida Vista de Cima, além de representantes de Cabreúva, Antonio Mendes Pereira, do Conselho Gestor da Serra do Japi; Rosemeire Rabelo Timporim, secretária de Meio Ambiente; Flávio Araújo Cruz, da Defesa Civil; Paulo Enrique Amorim, vereador; Antonio Carlos Pereira, Ivanete Pereira Santos Sousa, José Rosa do Conselho Gestor da Serra do Japi; Débora Emmanoelli, secretária da Cidadania e Defesa Civil; e o comandante da Guarda Municipal, Carlos Alexandre Pedroso.

Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/27/municipios-se-unem-para-acoes-de-preservacao-da-serra-do-japi/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original