Prefeitura recebe romeiros pelo centenário do evento
Publicada em 22/02/2013 às 19:27A comissão organizadora do centenário da Romaria Diocesana de Jundiaí a Pirapora, criada em 1914, esteve reunida com o prefeito Pedro Bigardi para encaminhar o pedido de parceria para a realização do evento. As comemorações serão iniciadas logo depois da 99ª romaria, que neste ano acontece nos dias 18 e 19 de maio.
“Em agosto, já teremos uma apresentação de músicas tradicionais da romaria no teatro Polytheama”, comenta o integrante da comissão, Alexandre Ludke.
A visita ao prefeito contou com Luciano Fontebasso, Claudinei Fiorante, Edison Bardi Fonseca, Mauro Franchi, José Edmundo Gut, Otávio Mingotti e Rodrigo Bueno, além do presidente da Câmara, Gerson Sartori, e do ex-vereador Mingo Fontebasso.
O grupo lembrou que a romaria já é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial da cidade, com um caminho que começa praticamente no Centro.
“Desde garoto sempre fui receber essa romaria na chegada, porque a maioria vai a cavalo e é muito bonito”, lembrou Pedro Bigardi.
O pedido de parceria será analisado pela Prefeitura. Os planos do grupo incluem um selo, um disco, uma publicação, um show pirotécnico em Pirapora, duas placas na Igreja Nossa Senhora do Desterro e na Igreja do Senhor Bom Jesus e ainda uma estátua do romeiro a cavalo no bairro da Varginha.
A estimativa é de que 2,5 mil pessoas – o público estimado como participante – possam ser contempladas com medalhas especiais do centenário. O próximo passo do movimento dos romeiros é uma reunião prevista para o dia 28, com o secretário de Cultura, Tércio Marinho.
Foto: Paulo Grégio
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original