Rede Integrada de Emergências prepara simulado de acidente

Publicada em 25/02/2013 às 17:06

A Rinem (Rede Integrada de Emergências), que reúne várias empresas privadas e públicas de Jundiaí e região, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, realiza dia 27 de março, às 9h, um exercício simulado de acidente (vazamento de gás cloro) no parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva. A reunião para definição deste trabalho aconteceu nessa sexta-feira (22).

Leia também
Comissão para Conferência será formada

Representantes de empresas filiadas e convidados na reunião

Representantes de empresas filiadas e convidados na reunião

A Defesa Civil de Jundiaí e de outros municípios convidados terão papel fundamental no evento, uma vez que ele requer ações de sua competência. Para Eduardo Luiz Carbonari, coordenador da Defesa Civil local, “esses exercícios são de muita importância, porque, além de oferecer o entrosamento entre os integrantes da Rinem, permitem o aprimoramento das técnicas empregadas, correção de eventuais erros das ações e avaliação do resultado alcançado.”

O comando do exercício estará sob a responsabilidade do 19º Grupamento de Bombeiros, cuja jurisdição abrange, além de outros municípios, Jundiaí e Itupeva. “Com a realização do exercício simulado, queremos medir a real resposta operacional da Corporação, auxiliada pela Rinem”, disse o capitão Eduardo Tavares, chefe de Operações do 19º GB.

Em rede
Pela programação da Rinem, outros exercícios simulados serão realizados, além das reuniões mensais entre os integrantes. Oswaldo Toresan, presidente em exercício da Rede, falou da importância da participação das empresas na rede. “Continuamos com sete empresas filiadas. É preciso aumentar esse número, uma vez que o auxílio mútuo entre uma empresa e outra, ou até mesmo entre um município e outro é necessário e importante”, disse ele, acolhendo, em seguida, sugestão de Carbonari para que, pelo menos uma vez por mês, uma comissão da Rinem visite e convide uma empresa à filiação.

O objetivo é desenvolver e implementar de forma integrada os projetos, programas e atividades voltadas à prevenção, combate e controle de ocorrências que colocam em risco a vida humana, o meio ambiente e os patrimônios público e privado.

As vantagens para as empresas filiadas à rede são a ampliação da estrutura de equipamentos de atendimento de emergência, desconto no custo do seguro do patrimônio, além de maior contato entre as organizações públicas e privadas.

Para mais informações sobre a Rinem, as empresas interessadas podem entrar em contato com o 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, pelo telefone (11) 4586-1376.

Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/25/rede-integrada-de-emergencias-prepara-exercicio-simulado-de-acidente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original