Piloto aventureiro de série do ‘Fantástico’ faz palestra na DAE

Publicada em 01/03/2013 às 16:59

O engenheiro e aviador aventureiro Gérard Moss, que apresentou a série “Asas do Vento”, exibida pelo “Fantástico, da TV Globo, estará em Jundiaí no dia 19 de março, às 14h, para participar da programação da Semana da Água realizada pela DAE. Ele dará a palestra “Brasil das Águas” no auditório Planeta Água, na sede da empresa.

Pausa para a foto: viagem teve 800 horas de voo e cerca de 120 mil quilômetros percorridos

O evento é gratuito e aberto a toda a população. Para participar, porém, é necessário fazer inscrição antecipada (até o dia 15), pelo e-mail eventos@daejundiai.com.br, informando nome, idade, profissão e telefone para contato. As vagas são limitadas.

Em Jundiaí o engenheiro vai contar a experiência desse projeto desenvolvido entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, no qual criou um método de coleta de amostras de água utilizando um avião anfíbio apelidado de Talha-mar, que foi transformado em laboratório aéreo, com tecnologia 100% brasileira.

Durante 14 meses, Gerard sobrevoou diferentes regiões do país, na companhia da mulher, a fotógrafa Margi, coletando 1.160 amostras de água de 524 rios, lagos e reservatórios. Foram 800 horas de voo em 120 mil km – o equivalente a mais de duas voltas em torno da Terra –, em situações bastante arriscadas, que exigiram sangue frio e comprometimento com o objetivo e os resultados.

O avião anfíbio apelidado de “Talha-mar”: tecnologia brasileira a serviço da pesquisa ambiental

Baseado nos resultados das análises, foi possível desenhar um mapa mostrando a saúde das águas doces no momento da coleta e identificar ambientes não contaminados para que possam ser conservados.

Serviço
Evento: Palestra – Brasil das Águas, dia 19 de março, às 14h
Local: DAE S/A – Auditório Planeta Água – Rod. Vereador Geraldo Dias, 1500 Vila Hortolândia
Informações: (11) 4589-1485
Inscrições: eventos@daejundiai.com.br


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/01/piloto-aventureiro-de-serie-do-fantastico-faz-palestra-na-dae/
Leia mais sobre