Reúso de água é tema de palestra DAE, no Ciesp

Publicada em 11/03/2013 às 15:50

Durante a Semana em homenagem ao Dia Mundial da Água, a DAE S.A. realiza palestra com Marcos Asseburg, diretor da Aquapolo Ambiental, que falará sobre o reúso de água. O evento, marcado para o dia 21 de março, às 8h30, no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) é gratuito e tem vagas limitadas.

Leia também
Prefeito anuncia plano de ação para Serra do Japi

Para participar é necessário fazer a inscrição através do e-mail eventos@daejundiai.com.br, informando nome e telefone.

Marcos vai falar sobre o projeto Aquapolo, considerado o maior do gênero na América do Sul, que utiliza a água de reúso proveniente do esgoto tratado. Esse projeto foi desenvolvido para atender às necessidades de outras indústrias do Pólo Petroquímico do ABC, em Mauá.

Apesar de imprópria para consumo humano, a água utilizada novamente tem diversas aplicações industriais, como em caldeiras, sistemas de resfriamento de equipamentos, limpeza de ruas, praças e vários outros processos industriais.

Foram investidos R$ 364 milhões no Aquapolo, na estação de produção de água de reúso, uma adutora de 17 km e 3,6 km de redes de distribuição. A estrutura foi construída dentro da Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul.

A estação tem capacidade para produzir até 1 mil litros por segundo de água de reúso, o equivalente ao consumo de 300 mil moradores, uma cidade do porte de Guarujá. Em operação há poucos meses, o projeto venceu o Prêmio da ANA (Agência Nacional de Águas), pelo uso inteligente dos recursos hídricos.

Em abril de 2011, foi o segundo colocado mundial no Global WaterAwards, que destaca iniciativas inovadoras em abastecimento e saneamento. A seleção foi feita entre 40 trabalhos de todo o mundo, por executivos que atuam no segmento água de diversos países e representantes de entidades.

Serviço:
Palestra Reuso de Água com Marcos Asseburg, da Aquapolo Ambiental
Local: auditório do Ciesp: avenida Navarro de Andrade, s/n – Vila Hortolândia
Informações: (11) 4589-1485/1354
Inscrições: eventos@daejundiai.com.br


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/11/reuso-de-agua-e-tema-de-palestra-dae-no-ciesp/
Leia mais sobre