Prefeitura inicia mapeamento de capivaras em Jundiaí

Publicada em 12/03/2013 às 18:40

Preocupada com o número de capivaras que tem aumentado em diversas regiões de Jundiaí, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente iniciou um trabalho de diagnóstico e mapeamento das áreas habitadas por estes animais silvestres protegidos por lei. Os dados iniciais foram apresentados para técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente nesta terça-feira (12), a fim dar início ao projeto de controle populacional de capivaras em Jundiaí.

Secretaria vai orientar a população e diminuir os riscos à saúde

Secretaria vai orientar a população e diminuir os riscos à saúde

“O levantamento vai oferecer dados para iniciar e instalar medidas de controle populacional e diminuição de carrapatos”, explica o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli.

O objetivo do projeto é realizar a marcação dos animais e controlar a reprodução por meio da castração de fêmeas e machos – o que diminui as chances de transmissão de febre maculosa para o ser humano, pois os filhotes são os principais vetores da bactéria que contamina o carrapato estrela e transmite a doença. O manejo acontecerá em parceria com o Governo do Estado e, por enquanto, está em fase de estudos.

Outra medida a ser adotada será a educação ambiental por meio da conscientização, com ações que podem diminuir os riscos à população: instalação de cercas, corte de mato nos períodos certos, entre outras medidas.

Regiões da cidade serão mapeadas para estudo dos animais

Regiões da cidade serão mapeadas para estudo dos animais

Visitas
Segundo o diretor do Centro de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, nos últimos 5 anos Jundiaí registrou quatro casos de febre maculosa. A equipe visitou mais de 10 pontos no município, entre eles os bairros Malota, Campos Elísios, Caxambu, Tannus, Jardim Paulista e Terra Nova, onde constatou a existência de grupos de capivaras.

“A população relatou prejuízos com a lavoura, sujeira, perigo de atropelamentos e até invasão em casas e empresas. Vamos dar sequência ao levantamento e formatar o projeto, por meio da educação ambiental e com soluções pontuais para cada região”, explica Gramolelli.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/12/prefeitura-inicia-mapeamento-de-capivaras-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original