Samu coloca novas viaturas em operação

Publicada em 13/03/2013 às 18:03

A Secretaria de Saúde de Jundiaí colocou em uso, nesta quarta-feira (13), as duas novas ambulâncias de resgate do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mantido em parceria com o Ministério da Saúde. O modelo é Renault Master 2.5 Diesel Turbo, com diversas inovações. Elas substituem outras duas Mercedes Sprinter que estavam em operação desde 2004, e percorreram aproximadamente 320 mil quilômetros cada. Ambas passam agora para a reserva técnica do serviço.

Secretaria de Saúde promove audiência pública

Novas viaturas contam com alta tecnologia para salvar vidas

Novas viaturas contam com alta tecnologia para salvar vidas

Entre as principais novidades dos novos modelos estão o uso de lâmpadas do tipo led nas sirenes, no interior e nas luzes auxiliares das laterais, melhorando as condições técnicas de trabalho nos atendimentos noturnos. Também contam com sistemas de ar-condicionado e de ar quente tanto no “salão” (parte posterior) quanto na cabine de direção. Nos equipamentos, o novo tipo de desfibrilador tem monitoramento automático dos sinais vitais.

Mário Arruda, coordenador da frota do Samu

Mário Arruda, coordenador da frota do Samu

Com as novas ambulâncias, o serviço conta com nove veículos incluindo as duas que passaram para a reserva técnica e podem ser usadas em trabalhos de apoio, como a unidade prevista para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Novo Horizonte.

Durante cada dia, cerca de 50 ocorrências são atendidas pelos cinco veículos em uso na parte diurna e pelos quatro veículos operando na parte noturna.

Mais unidades
Para o condutor socorrista Sidnei Custódio, as condições de trabalho fazem a diferença no cotidiano de emergências. Entre elas está o convênio com o helicóptero Águia, da Polícia Militar em Campinas, que pode ser acionado pelo CCO (Centro de Controle Operacional). “Contar com o respaldo do restante da equipe é um diferencial. Em caso de complicações, podemos acionar um ponto de encontro com a UTI Móvel”, explica.

Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a qualidade do Samu precisa ser estendida para os municípios vizinhos da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) para evitar sequelas e custos desnecessários na chegada ao pronto socorro do Hospital São Vicente.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/13/samu-coloca-novas-viaturas-em-operacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original