Campanha vai cobrar respeito aos deficientes

Publicada em 14/03/2013 às 17:50

“Dê espaço ao respeito”. A frase, criada pelo titular da Coordenadoria da Pessoa Deficiente, Reinaldo Fernandes, define com absoluta precisão o objetivo do evento marcado para acontecer no final de abril, dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência – de 23 a 30 de abril.

Leia também
Forcis trabalha para a criação do Plano Diretor Regional

Reinaldo Fernandes: iniciativa para conscientização

Reinaldo Fernandes: iniciativa para conscientização

Neste ano, o tema será trabalhado também com a parceria da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, uma vez que se pretende levar as mensagens de conscientização aos estabelecimentos comerciais da cidade que possuem estacionamentos próprios.

Segundo Fernandes, um levantamento aponta que é nos supermercados, bancos e shoppings que ocorrem em maior número os casos de ocupação desrespeitosa das vagas para deficientes e idosos. “Isso acontece porque nestes locais os agentes de trânsito não podem atuar”, explica o coordenador.

Assim, uma das providências a serem tomadas antes do evento é convidar os representantes destes estabelecimentos para um encontro no Paço. Na ocasião, eles serão convidados a aderir à campanha, além de receber orientação e material para contribuir na divulgação das mensagens.

Consciência
Haverá material impresso, como panfletos, cartazes e fôlderes. Além disso, serão distribuídos também talonários da ‘Multa Moral’, um recurso utilizado desde a implantação do programa ‘Estacione Consciente’. A multa será colocada no parabrisas do veículo que estiver estacionado em vaga destinada a deficientes ou idosos. “Os próprios prejudicados poderão fazer isso”, comenta Reinaldo.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, na área de estacionamento rotativo – chamada Zona Azul – existem 72 vagas reservadas aos idosos e 53 aos deficientes. Para obter a credencial que autoriza a ocupação destas vagas, a pessoa interessada deve baixar e preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. No caso dos deficientes físicos, pode-se levar o papel a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para ser validado pela autoridade médica. Depois, é só entregar no Poupatempo – no Complexo Fepasa – onde será expedida a autorização.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/14/campanha-vai-cobrar-mais-respeito-as-vagas-para-deficientes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original