PA Central: Jundiaí amplia leitos em tempo recorde

Publicada em 15/03/2013 às 19:29

Jundiaí inaugura segunda-feira (18), às 10h, o novo Pronto-Atendimento com o PA Central 24 Horas. O benefício vai ampliar a oferta de leitos e aliviar a superlotação do Hospital São Vicente de Paulo, existente desde 1902 e que atende urgências da sua microrregião metropolitana de 750 mil habitantes.

Leia mais
Samu coloca novas viaturas em operação

Fachada da antiga Fratellanza Italiana, na década de 1950

Fachada da antiga Fratellanza Italiana, na década de 1950

A entrega do projeto, a menos de 3 meses depois do início de governo, é fruto de uma série de parcerias articuladas pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

A parte frontal do prédio teve uma unidade de saúde transferida para as proximidades, e a retaguarda, que abriga 25 leitos, foi devolvida pelo Governo do Estado depois de ser prevista até a demolição ao lado da construção do futuro Hospital Regional de média complexidade.

A adaptação física aproveitou reformas já feitas por um plano privado há 5 anos e a equipe de profissionais foi ampliada para a atuação em tempo integral. Junto com outras medidas, como equipamentos de ultrassom, eletrocardiograma, radiografia, exames laboratoriais e outros, o investimento é estimado em R$ 600 mil.

Além de desafogar o Pronto-Socorro do São Vicente, a solução também valoriza o patrimônio histórico da cidade por conservar a fachada lateral da Fratellanza Italiana, com data esculpida em 1924 ao lado de colunas em estilo romano construídas por imigrantes italianos do século 19. Outros departamentos da Prefeitura de Jundiaí estudam, para a segunda fase, a revitalização da praça Dom Pedro II (conhecida popularmente com Largo das Rosas), que é a referência do local.

Mais
O modelo de unidades descentralizadas de alta resolutividade vai ser seguido em Jundiaí por projetos como o PA Retiro 24 Horas, na zona Sudoeste, com entrega prevista para meados deste ano, e também pelas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) do Novo Horizonte, na zona Oeste, e da Ponte São João, na zona Leste, até o primeiro semestre de 2014. O objetivo é reestruturar o sistema de saúde da cidade, ao lado de outras ações de melhorias na cooperação regional.

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/15/pa-central-jundiai-amplia-leitos-em-tempo-recorde/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original