Jundiaí recebe ‘pacote de obras’ do Ministério do Esporte

Publicada em 16/03/2013 às 14:25

O prefeito Pedro Bigardi recebeu no Paço Municipal, no sábado (16), o ministro do Esporte Aldo Rebelo, que anunciou a construção de dois CIEs (Centros de Iniciação ao Esporte) e duas Praças da Juventude, além da Praça dos Esportes e da Cultura – que até julho deste ano deve ter o processo de licitação concluído para o início da construção, programada para o bairro Vista Alegre. Com relação aos valores das obras, isso só será definido após a avaliação dos projetos por parte do ministério.

Veja mais fotos da visita
PA Central: Jundiaí amplia leitos em tempo recorde
Equipe de Atletismo disputa prova no Ibirapuera

Ministro e prefeito falam da importância em apoiar o esporte

Ministro e prefeito falam da importância em apoiar o esporte

Para Rebelo, Jundiaí é uma das cidades com vocação para o esporte e, por isso, o Governo Federal tem grande interesse em apoiar a formação de atletas e até mesmo incentivar o esporte de lazer e educacional. “Vamos ampliar a estrutura municipal para a formação de atletas de alto rendimento com recursos e equipamentos, além de levar atividades esportivas para bairros carentes”, ressaltou o ministro.

Mapeamento
Para incentivar a prática de esporte e oferecer melhores condições aos atletas e toda a população, o governo municipal – por meio da Secretaria Adjunta de Esportes – realiza um levantamento de toda estrutura esportiva da cidade.

Reunião no Paço Municipal contou com secretários e vereadores

Reunião no Paço Municipal contou com secretários e vereadores

“Durante muitos anos, os centros esportivos e as quadras não receberam a manutenção devida. Agora, estamos realizando algumas obras emergenciais. Também iremos solicitar recursos do Programa de Reforma e Manutenção de Complexos Esportivos, do Ministério do Esporte, para realizar as melhorias em toda a cidade”, explica o secretário adjunto, Cristiano Lopes.

Para o prefeito Pedro Bigardi, o esporte ganha destaque no governo para contribuir na formação de crianças e adolescentes. “Esta área tem projetos e ações que são importantes para a população, com a implantação de novos equipamentos públicos. O esporte de Jundiaí será a referência na formação de atletas de alto rendimento.”

O que são
Equipamentos públicos multiuso destinados à prática de diversas modalidades, os CIEs (Centros de Iniciação ao Esporte) integram as ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Estarão localizados em áreas de vulnerabilidade social, estimulando a descoberta de talentos e a formação de atletas, além de poderem receber competições locais e regionais.

Com ginásios poliesportivos e outras estruturas olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE tem objetivo de promover a prática do esporte e a ampliação da infraestrutura esportiva em todo o País e o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

A Praça da Juventude é um projeto que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Além de democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária.

Já o objetivo das PECs (Praças dos Esportes e da Cultura) é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em locais de vulnerabilidade social.

Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/16/jundiai-recebe-pacote-de-obras-do-ministerio-do-esporte/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original