Secretaria de Finanças orienta contadores

Publicada em 16/03/2013 às 13:59

A equipe da Secretaria de Finanças, comandada pelo secretário Paulo Galvão, se reuniu na tarde desta sexta-feira (15) com contadores e representantes de escritórios de contabilidade de Jundiaí. O intuito foi esclarecer procedimentos de regularização de atividades e prazo de validade de documentos. A reunião contou com a presença do delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Jundiaí, Valdir Segato, e do tenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Eduardo Chagas.

Leia mais
Finanças recebe Conselho Regional de Contabilidade

Finanças são apresentadas na Câmara
Finanças orienta donos de postos de combustíveis

Galvão, ao lado de Valdir Segato, esclareceu procedimentos

Galvão, ao lado de Valdir Segato, esclareceu procedimentos

O encontro faz parte da proposta da secretaria de informar estabelecimentos que reúnem grande aglomeração de pessoas para orientação sobre segurança.

Já participaram da série de reuniões os proprietários de postos de combustíveis, templos religiosos, instituições de ensino, clubes, casas de festas e restaurantes. “Os contadores são importantes neste processo porque levam a informação até os clientes.”

Paulo Galvão destacou que a abertura de empresa passa, obrigatoriamente, por contadores. “Se, logo no início do processo, a informação é passada corretamente, a probabilidade do trabalho dar certo é muito maior. Além disso, cliente regular dá menos trabalho aos contadores.”

Galvão lembrou aos contadores que, atualmente, os alvarás de funcionamento já emitidos pela prefeitura em administrações anteriores não têm data de vencimento. “Isso deve mudar após a reforma do Código Tributário.” Além disso, o secretário frisou que a pasta realizará um trabalho envolvendo Bombeiros e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Desta forma, a fiscalização em estabelecimentos será sempre realizada em conjunto.

O próximo segmento a se reunir com a Secretaria de Finanças é o de imobiliárias. A data será divulgada em breve.

CRC
O secretário aproveitou para informar que a Prefeitura de Jundiaí firmou um convênio com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do Estado de São Paulo, que vai oferecer gratuitamente um sistema com a base de dados para consulta do cadastro dos contadores. “Desta forma, será possível verificar se o profissional de contabilidade está regular.”

Paulo falou ainda sobre a revisão do Código Tributário do município. Além disso, destacou que, conforme prevê o atual Código, o município deve ter seu Conselho de Contribuinte, com participação do CRC.

O secretário lembrou que a reestruturação da pasta, com vários profissionais da área de contabilidade e com a criação do cargo de Contador Geral do Município, assumido por Roberto de Oliveira Junior, será apresentada como ‘case’ de sucesso na Convenção do CRC. O evento ocorrerá entre 18 e 20 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/16/secretaria-de-financas-orienta-contadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original