PA Central resgata a história recente da cidade

Publicada em 18/03/2013 às 19:24

Para o superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Fued Maluf, o novo PA vai melhorar o atendimento ao público em seus 1,2 mil m² de área – mais que o dobro da usada anteriormente pela UBS Centro (a unidade básica, em fase de transferência para a rua Jorge Zolner, nº 204).

Leia também

Veja mais fotos do PA Central
PA Central 24 horas é aberto ao público

Com os secretários José Carlos Pires e Cristiano Guimarães, prefeito observa painéis

Com os secretários José Carlos Pires e Cristiano Guimarães, prefeito observa painéis

“Temos que agradecer a todos que viabilizaram este projeto, desde os trabalhadores mais braçais aos mais especializados. Em especial à nossa diretora técnica Maria do Socorro Gusmão Amorim, ao dinamismo do secretário Cláudio e para a sensibilidade do prefeito Pedro Bigardi, que decidiu fazer disso uma prioridade”, afirma Fued.

Ele lembrou que ainda não foi retomada a capacidade de leitos SUS em Jundiaí de um passado recente, onde a população aumentou enquanto hospitais fechavam. “Mas é uma retomada”, diz.

O resgate histórico do local também foi marcado por painéis fotográficos em corredores do prédio com imagens como da Fratellanza Italiana das décadas de 1920 e 1930, que ainda são lembradas pela fachada voltada para a praça. “É um novo conceito em aparelhos públicos de saúde que valoriza a humanização, o bom atendimento com profissionais capacitados em ambiente mais agradável e com comunicação mais clara”, explica o secretário Cristiano Guimarães, de Comunicação Social, idealizador da iniciativa.

O processo envolveu a pesquisa de imagens no Centro de Memória de Jundiaí (ligado ao Museu Histórico), a restauração digital e a aplicação das figuras em acrílico. Outro trabalho paralelo, relacionado ao urbanismo, está sendo iniciado nos próximos dias na praça Dom Pedro II pela Secretaria de Serviços Públicos. Como ocorreu com o próprio PA Central, que teve um custo inicial estimado em R$ 600 mil, outros projetos devem surgir dentro de soluções mais simples e diretas para a melhoria dos serviços públicos.

O PA não exige agendamento e atende casos menos complexos do que as cirurgias de emergência do Pronto Socorro do hospital, que está nas proximidades. Para funcionar 24 horas por dia, apenas a equipe de enfermagem dobrou de 30 para 60 pessoas e uma nova gestão foi estruturada.

Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/18/mais-leitos-e-resgate-historico-da-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original