Crianças participam de ação no Parque da Cidade

Publicada em 19/03/2013 às 09:53

Nada melhor do que uma boa história, de preferência com o auxílio de objetos lúdicos, para prender a atenção da garotada. É justamente assim, com uma animada contadora de história, que começa a “viagem” pelo ‘Na Pista Certa’.

O programa, que está em Jundiaí graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Transportes com a Fundação Mapfre, começou nesta segunda-feira (18) e ficará até sábado (23) no Parque da Cidade.

Leia também
Karatê fatura 37 medalhas e fica em 1º lugar

Os alunos ouvem atentos a história

Os alunos ouvem atentos a história

O programa é mais uma ação da Secretaria de Transportes no projeto de humanização do trânsito na cidade e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da DAE.

Cerca de 1 mil alunos da rede municipal de ensino, entre 9 e 10 anos, devem participar da ação.

Depois do teatro, as crianças participam de uma experiência prática em um espaço cenográfico, onde são reproduzidas as várias experiências de trânsito, com faixa de pedestres e semáforos.

Chuva
Nesta segunda-feira (18), devido ao mau tempo, foi realizada apenas a primeira parte da atividade. Mesmo assim, as crianças mostraram aprender rápido. “A historinha falou sobre andar na faixa de pedestre, respeitar o semáforo e não destruir a cidade”, contaram as alunas Sara e Fernanda, ambas de 9 anos, após assistirem ao teatrinho.

“As atividades promovem comportamento e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto passageiro, pedestre e ciclista”, explica Gabriela Freitas, uma das coordenadoras do projeto. “A gente sente que depois que as crianças saem do teatro e participam da simulação de um trânsito real, elas reagem corretamente”, destaca Juliana Maia, da Divisão de Educação e Estatística de Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito.

Durante o evento, monitores treinados destacam a importância das regras de convivência no trânsito e apresentam conteúdos voltados aos valores, como respeito ao próximo, solidariedade, inclusão e gentileza para a segurança das pessoas no espaço público. Além de repassar conhecimentos sobre sinalização viária, do ponto de vista do motorista, do passageiro, do pedestre, do ciclista e de outros atores de trânsito.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/19/55374/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original