Gérard Moss lembra histórias a bordo de hidroavião

Publicada em 19/03/2013 às 18:20

Estudantes, profissionais liberais, funcionários da DAE e outros interessados por Meio Ambiente conheceram as experiências do aviador aventureiro Gérard Moss em palestra realizada, na tarde desta terça-feira (19), no auditório da empresa, como parte da programação da Semana da Água.

Na Câmara, Secretaria de Saúde apresenta números

Na Câmara, Secretaria de Saúde apresenta números

O presidente da DAE, Jamil Yatim, lembrou que a próxima palestra da Semana da Água, marcada para quinta (21), às 8h30, será no auditório da Ciesp.

“Teremos a presença de Marcos Asseburg, diretor da Aquapolo Ambiental, que abordará o reúso de água, um assunto que falaremos muito daqui por diante.” Inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@daejundiai.com.br.

Em Jundiaí, Gérard falou sobre o projeto “Brasil das Águas”, iniciado em 2003, que utiliza um avião anfíbio Lake Renegade (Talha-mar). “Foi o primeiro laboratório equipado com um sistema especial de coletas”, disse.

“Tivemos a participação da empresa jundiaiense Hexis, que forneceu a sonda para a captação da água.”

Durante 14 meses, Gerard sobrevoou diferentes regiões do país, na companhia da mulher, Margi, fotografando situação dos rios e coletando 1.160 amostras de água. Nessas longas horas de vôo, viveu experiências interessantes. Certo dia, durante um pouso na Amazônia, escutaram vozes e viram que eram homens chegando em uma canoa. “Ele acharam que o avião tinha caído e vieram nos salvar.”

Após a experiência, que fez uma radiografia dos rios de água doce do Brasil, Gérard quis provar cientificamente que correntes de ar carregadas de vapor, que atravessam a Amazônia (rios voadores), influenciam a umidade para outras regiões do Brasil.

Nasceu então o Projeto Rios Voadores, uma expedição pioneira para estudar a relação entre o transporte de vapor de água da Amazônia e o ciclo de chuvas no país.

Depois de estudos e pesquisas, Gerard entrou na fase de coletar esse vapor na copa das árvores da Amazônia, dentro de um balão. “Descobrimos que, em 24 horas, essa água transportada no vapor equivale a um rio com vazão de 3.200 m3 p/s”, disse.

Segundo ele, cada árvore na Amazônia faz a diferença no país inteiro. Uma árvore com 10 metros de diâmetro de copa coloca na atmosfera cerca de 300 litros de água por dia. “A floresta funciona como uma bomba de umidade.”

Tudo o que descobriu durante essa expedição Gerard divulga em projetos ambientais de escolas do Brasil inteiro. Segundo ele, 720 escolas já receberam palestras e o material educativo sobre os rios voadores. “Até junto pretendemos capacitar 100 mil crianças.”

Semana da Água
A Semana da Água DAE será encerrada na sexta-feira (22), às 20h, com a abertura da exposição de fotos “Água em Jundiaí”, realizada em parceria com o Foto Visão no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. A abertura é para convidados, mas as fotos permanecerão no Gabinete de 23 de março a 19 de abril e podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/19/gerard-moss-relata-experiencias-de-bordo-em-hidroaviao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original