Conselho de Saúde faz eleição em novo local

Publicada em 20/03/2013 às 11:57

O segundo pavilhão do Parque da Uva, no Anhangabaú, é o ponto para a eleição dos novos integrantes do Comus (Conselho Municipal de Saúde) na próxima terça-feira (26), a partir das 19h. A mudança foi provocada pelo aumento do número de inscritos, que chegou a 400 pessoas e superou a marca do evento anterior de 2011. Anteriormente, a ação estava prevista para acontecer no Complexo Argos.

Saiba mais sobre o Comus

O evento terá entrada pelo portão lateral, na rua Amadeu Ribeiro, perto do Bolão, no mesmo dia em que o bolsão frontal do parque recebe o varejão noturno. Os votos são proferidos de maneira aberta e as inscrições já estão encerradas. Logo depois acontece a posse dos novos conselheiros pela Secretaria Municipal de Saúde, que preside o órgão.

São escolhidos os mais votados para as vagas e para suplentes de representantes de sindicatos externos ao setor de saúde (2), de entidades comunitárias de bairros (2), de conselhos locais de saúde (4), de entidades de portadores de patologias (1), de demais associações (1), de portadores de deficiências (1) e de entidades com atuação na área (1).

Também fazem parte do conselho representantes de servidores públicos do setor (4), de associações profissionais (2), de hospitais filantrópicos (1), de prestadores de serviços (1) e de entidades sem fins lucrativos conveniadas (1). No total, são 21 titulares e 21 suplentes.

“É fundamental termos um conselho ativo na busca da melhoria do sistema municipal de saúde”, afirma o secretário Cláudio Miranda, lembrando que a participação é exigida pelo próprio SUS (Sistema Único de Saúde). Na eleição anterior, em 2011, o local foi o espaço do Criju (Centro de Referência do Idoso), no Complexo Argos, que ficou pequeno para o aparente aumento de interesse demonstrado pelas inscrições deste ano. Com critérios como acessibilidade, a escolha recaiu no Parque da Uva.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/20/conselho-de-saude-faz-eleicao-em-novo-local/
Leia mais sobre