População é orientada para conter proliferação de carrapatos
Publicada em 22/03/2013 às 19:59A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou, nesta sexta-feira (22), reunião com moradores que convivem com capivaras. O objetivo foi informar sobre o trabalho inicial da Diretoria de Meio Ambiente e as ações emergenciais para conter a proliferação de carrapatos.
Leia também
PA Central atende 340 pacientes em menos de 10 horas
“Entre março e abril é a época ideal para o corte de mato, porque os carrapatos ainda estão nos ovos e os raios solares no solo matam a grande maioria”, explica Flávio Gramolelli, diretor da pasta.
Preocupada com o número de capivaras que tem aumentado em diversas regiões de Jundiaí, a secretaria realizou um trabalho de diagnóstico e mapeamento das áreas habitadas por estes animais silvestres protegidos por lei.
Além do corte do mato, a população pode cercar os locais de uso comum para que as pessoas não tenham contato com os carrapatos que, contaminados, podem transmitir a febre maculosa. “Os sintomas são parecidos com a dengue e pode ser tratada com antibióticos. Para a transição da bactéria, o carrapato precisa ficar de quatro a seis horas sugando o sangue.
Incômodo
Segundo o diretor do Centro de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, nos últimos 5 anos, Jundiaí registrou quatro casos de febre maculosa. “Não existe vacina e nenhum estudo com esta finalidade porque a doença não tem característica de epidemia. Mas deve receber atenção dos médicos.”
Cada área receberá atenção especial do governo municipal, que irá trabalhar para conter o problema. Entre as medidas, está a possibilidade de realizar o controle populacional dos animais por meio de cirurgias de vasectomia e ligadura de trompas (laqueadura).
“Tudo será realizado com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, através das ações já executadas em outros municípios”, finaliza Gramolelli.
Fotos: Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original