População é orientada para conter proliferação de carrapatos

Publicada em 22/03/2013 às 19:59

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou, nesta sexta-feira (22), reunião com moradores que convivem com capivaras. O objetivo foi informar sobre o trabalho inicial da Diretoria de Meio Ambiente e as ações emergenciais para conter a proliferação de carrapatos.

Leia também
PA Central atende 340 pacientes em menos de 10 horas

Gramonelli orientou moradores sobre ações da Diretoria de Meio Ambiente

Gramonelli orientou moradores sobre ações da Diretoria de Meio Ambiente

“Entre março e abril é a época ideal para o corte de mato, porque os carrapatos ainda estão nos ovos e os raios solares no solo matam a grande maioria”, explica Flávio Gramolelli, diretor da pasta.

Preocupada com o número de capivaras que tem aumentado em diversas regiões de Jundiaí, a secretaria realizou um trabalho de diagnóstico e mapeamento das áreas habitadas por estes animais silvestres protegidos por lei.

Além do corte do mato, a população pode cercar os locais de uso comum para que as pessoas não tenham contato com os carrapatos que, contaminados, podem transmitir a febre maculosa. “Os sintomas são parecidos com a dengue e pode ser tratada com antibióticos. Para a transição da bactéria, o carrapato precisa ficar de quatro a seis horas sugando o sangue.

Incômodo
Segundo o diretor do Centro de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, nos últimos 5 anos, Jundiaí registrou quatro casos de febre maculosa. “Não existe vacina e nenhum estudo com esta finalidade porque a doença não tem característica de epidemia. Mas deve receber atenção dos médicos.”

Ozahata explicou que a situação de Jundiaí está sob controle

Ozahata explicou que a situação de Jundiaí está sob controle

Cada área receberá atenção especial do governo municipal, que irá trabalhar para conter o problema. Entre as medidas, está a possibilidade de realizar o controle populacional dos animais por meio de cirurgias de vasectomia e ligadura de trompas (laqueadura).

“Tudo será realizado com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, através das ações já executadas em outros municípios”, finaliza Gramolelli.

Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/22/populacao-e-orientada-para-conter-a-proliferacao-de-carrapatos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original