Sorocabana não sofre mais com enchente

Publicada em 25/03/2013 às 17:52

Por conta da forte chuva que atingiu Jundiaí na tarde deste domingo (24), a Defesa Civil visitou algumas famílias no Jardim Sorocabana, para conferir o resultado de ações preventivas realizadas no local em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos.

Leia mais
Defesa Civil: Jundiaí é pioneira em enviar alerta pelo celular

De acordo com o assessor da Defesa Civil, Fernando Sálvia, o saldo foi positivo. “É muito bom ver que o trabalho deu certo. No domingo (24), percorremos alguns trechos do bairro e constatamos que não havia problemas, apesar da forte chuva. Na segunda-feira (25), voltamos para conversar com os moradores, que elogiaram as obras realizadas.”

Defesa Civil esteve na Roseira, onde a ponte de uma área particular caiu por conta da chuva

Defesa Civil esteve na Roseira, onde a ponte de uma área particular caiu por conta da chuva

Fernando lembrou que o trabalho executado no bairro, em fevereiro, foi determinado pelo prefeito Pedro Bigardi. Segundo ele, a valeta de 300 metros de extensão, que passa por trás das submoradias e que leva a água das chuvas até o Rio Jundiaí, foi alargada, recebeu camadas de cacos de louça vitrificada (drenagem) e de terra. Foram mais de 250 caminhões entre cacos de louça e terra.

O desemboque das águas da valeta no Rio Jundiaí também passou por alterações. Antes das intervenções, ocorria o refluxo de águas e as casas ficavam inundadas. Agora, o curso da água foi desviado e flui normalmente, sem provocar problemas.

Neste domingo (24), o volume de chuva no bairro foi de 15 milímetros. “No passado, isso já era capaz de causar uma inundação. Com as obras já realizadas, não teremos mais problemas”, comentou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari.

Quem mora no bairro ficou de sobreaviso, mas logo se acalmou. “Confesso que fiquei com medo, pois antes das obras qualquer chuva forte inundava nossas casas. Mas neste domingo foi diferente. Tudo ficou em ordem”, comentou Sebastiana Souza, lembrando as enchentes que atingiram o bairro por cerca de 20 anos. Em novembro do ano passado, a moradora chegou a declarar a um jornal do município que achava “difícil controlar as águas”. “Felizmente tudo deu certo. Ficamos seguros em nossas casas.”

Pela cidade
A Defesa Civil registrou ocorrências em três pontos da cidade por conta da chuva no domingo. Na Roseira houve a queda de uma ponte, em uma área particular.

No bairro da Toca, na travessa da rua Maria Negrine Negro, foi provocado o rompimento de um tubo de concreto, por onde passa a água de um riacho.

Na avenida João Batista Spiandorello, foi registrada a inundação de uma casa. O motivo foi o transbordamento de um riacho. A tubulação de água da rua também estava obstruída por entulho.

Vale lembrar que desde a manhã desta segunda-feira (25), a secretaria de Serviços Públicos está atuando para sanar os problemas causados pela chuva. A previsão para a liberação da ponte da Roseira é para o final da tarde desta segunda-feira (25).

Por Jesus dos Santos
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/25/sorocabana-nao-sofre-mais-com-enchente/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original