Saúde realiza planejamento em oito etapas
Publicada em 26/03/2013 às 18:30A implementação de metas nos próximos 4 anos, como os quatro PAs (Pronto-Atendimento) 24 horas – aliados ao já inaugurado PA Central – e ainda um novo hospital público, estão sendo discutidas pela Secretaria de Saúde ao lado da melhoria dos programas de Atenção Básica e campanhas preventivas. O primeiro de oito encontros semanais aconteceu segunda-feira (25), com 16 diretores e gerentes da pasta.
Leia também
O que abre e fecha no feriado da Semana Santa
O farmacêutico Marco Ribeiro, gerente da Farmácia Central da Secretaria de Saúde, afirma que o processo é importante para todas as áreas. “O trabalho vai contribuir para o objetivo de cada setor. No meu caso, é ter a segurança e a eficácia na gestão de produtos como os medicamentos de alto custo”, afirma.
O consultor do trabalho, Ivan Rysovas, faz o papel de mediador e afirma ter como missão o entendimento de todos os participantes para um consenso sobre os rumos deste complexo setor nos próximos anos. “Partimos da revisão de conceitos e, dentro da visão de recursos finitos, trabalharemos juntos para a otimização do uso”, diz.
Recursos
O planejamento de curto, médio e longo prazos envolve também a demanda de clareza na participação da Secretaria de Saúde para elaboração do novo Plano Plurianual (de 2014 a 2017) e da Lei do Orçamento Anual do próximo ano.
“Vamos ver como podemos usar melhor os recursos que já temos. Nosso trabalho precisa ser orientado por dados cada vez mais precisos. O caso dos nascimentos, por exemplo, mostra como Jundiaí trabalha como cidade polo e repassa os dados de filhos de moradores de outras cidades, inclusive os primeiros exames, para o sistema nacional do Datasus, que reorienta para esses municípios”, explica a enfermeira Maria do Carmo Possidente, coordenadora na Vigilância Epidemiológica.
Todos os setores da secretaria estão participando do trabalho. “Tanto eu quanto o doutor Cláudio Miranda ficamos de fora nas atividades em grupos para evitarmos que uma opinião possa parecer ter mais peso no debate”, explica o diretor de Planejamento em Saúde, Gerson Vilhena, que opera como secretário-adjunto.
Os demais diretores, como Magda Ikeda, Conrado Ruiz e Marino Mazzei (além do superintendente do Hospital São Vicente, Fued Maluf), participam como os demais profissionais qualificados no planejamento. A expectativa é de propostas inovadoras já nas próximas semanas.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original