Jundiaí terá novo teste contra tuberculose

Publicada em 27/03/2013 às 17:04

Um novo aparelho que vai substituir o prazo de 45 a 60 dias do diagnóstico de tuberculose por um teste rápido para a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas vai ter Jundiaí entre as primeiras cidades brasileiras a usarem sua tecnologia.

“Essa informação surgiu com a lista apresentada em evento do Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, José Luiz Francischinelli, que esteve na solenidade realizada em auditório da Secretaria Estadual de Saúde, na capital, representando o secretário municipal Cláudio Miranda.

Leia também
Saúde realiza planejamento em oito etapas

Aparelho faz teste em apenas duas horas

Aparelho faz teste em apenas duas horas

De origem francesa, o aparelho Gene Xpert identifica com técnicas de biologia molecular o DNA do bacilo Mycobacterium tuberculosis e também se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença.

Os primeiros testes de uso foram realizados no ano passado no Rio de Janeiro e em Manaus e, de acordo com especialistas, seu diagnóstico apresenta sensibilidade de 95%, contra 60% a 70% na metodologia atual (de baciloscopia de escarro).

O investimento inicial do Ministério da Saúde é de R$ 12,6 milhões para aquisição de testes, computadores de última geração e treinamento.

“Desta vez não houve a premiação dos últimos anos, mas Jundiaí segue com índices de cura superiores aos 85% recomendados pela Organização Mundial da Saúde. O trabalho é permanente, envolvendo inclusive os comunicantes com o paciente identificado”, explica a médica Sandra Ervolino, coordenadora do programa na Vigilância Epidemiológica de Jundiaí.

A expectativa é de que até o fim do ano a cidade possa contar com esse novo diagnóstico. “Vamos analisar as condições de nossos laboratórios e adaptar o que for necessário para o local escolhido para o serviço. Existe somente uma empresa no mundo liderando essa nova tecnologia e a escolha é um reconhecimento ao trabalho que nossos profissionais vêm fazendo nessa área de vigilância”, afirma Francischinelli.

No Brasil, a taxa de incidência da doença caiu de 44,4 casos para cada 100 mil habitantes em 2002 para 36,1 casos para cada 100 mil habitantes em 2012, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Jundiaí, o número oscila em torno de 100 ao ano (27/100 mil) com índices de cura em torno de 90%.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/27/jundiai-tera-novo-teste-contra-tuberculose/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original