Desenvolvimento Social anuncia mudanças na farmácia

Publicada em 13/03/2013 às 16:47

A Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), por determinação do Ministério de Desenvolvimento Social, suspende, a partir da próxima segunda-feira (18), o trabalho e a distribuição de remédios em sua farmácia.

Leia também
Plenária indica novos membros do CMDCA

Marilena Negro explica as mudanças realizadas

Marilena Negro explica as mudanças realizadas

A Semads encaminhou a lista dos 12 medicamentos à Secretaria Municipal de Saúde, que verifica agora a conformidade com a Rename (Referência Nacional de Medicamentos Essenciais). Desta forma, estes itens poderão ser distribuídos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a integrante da Coordenação de Atenção Básica, Amariliz Bassan Bertonha, a Secretaria de Saúde está avaliando quais são os medicamentos fornecidos pela Semads. “Desta forma, podemos verificar a possibilidade de incluí-los na Relação Municipal de Medicamentos, seguindo os protocolos do Sistema Único de Saúde.”

Segundo Marilena Negro, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, atualmente pelo menos 500 pessoas retiram medicamentos na farmácia todo mês. O serviço existe há 24 anos e distribui antibióticos e remédios para hipertensão e colesterol. “O Ministério de Assistência e Desenvolvimento Social entende que a verba hoje gasta pela Semads deve vir da Secretaria de Saúde.”

Ela explica ainda que quando a farmácia iniciou o trabalho, o SUS não dispunha de grande número de medicamentos para distribuição. “Hoje as coisas mudaram. O Sistema Único de Saúde tem integralidade no atendimento.”

Mais mudanças
A Semads também anuncia a mudança, a partir do próximo dia 20, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Localizado na avenida Doutor Cavalcanti, nº 973, o espaço será alterado para a rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 504.

Com isso, o Conselho Tutelar 2, hoje sediado no prédio da Marechal será transferido para o a Doutor Cavalcanti. “O intuito é oferecer mais conforto e comodidade aos usuários”, explica Marilena.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/13/desenvolvimento-social-anuncia-mudancas-na-farmacia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original