GM de Jundiaí é referência para toda a região

Publicada em 22/03/2013 às 21:31

Uma população estimada em 360 mil habitantes. Cercada por um sistema de rodovias que é referência no País. Possui uma das últimas reservas da Mata Atlântica, a Serra do Japi. Tem um dos parques industriais mais desenvolvidos do Estado, que incentiva a vinda de empresas nacionais e internacionais. Com tantas qualidades em Jundiaí, os problemas também não são menores.

Leia também
ESPECIAL: Uma GM atuante e dentro da legalidade

Na ronda escolar, a GM de Jundiaí auxilia na entrada e saída dos alunos

Na ronda escolar, a GM de Jundiaí auxilia na entrada e saída dos alunos

Só quem dá “a cara para bater” é que sabe que não é um trabalho leve. A rotina está longe de aliviar para um contingente de menos de 300 guardas, entre homens e mulheres, que fazem revezamento 12 por 36 horas e atendem às mais diversas situações que aparecem, literalmente, pelo caminho.

“É na ronda que os fatos acontecem”, sentencia o GM Darlei, há 18 anos na corporação e alertando que o guarda tem de estar sempre preparado para as situações mais inusitadas. Não faltam histórias da atuação do trabalho que a Guarda Municipal jundiaiense realiza. “Além de fazer a segurança dos prédios públicos, atuamos nas mais diversas frentes. Damos apoio às polícias Civil e Militar e contribuímos com o trabalho da Defesa Civil. A missão é ampla”, comenta.

Referência
A atuação da Guarda Municipal de Jundiaí é referência na região. Em tempos de AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí), ela auxilia na preparação de guardas de outras cidades. Recrutas de Cabreúva estão cumprindo as 800 horas de treinamento exigidas em legislação, conforme explica o subcomandante Dênis, responsável pela preparação dos novos guardas. “São cinco meses de curso para que o GM vá para o trabalho de campo. Deste total, 160 são para armamento e entre teoria e prática de tiro”, explica.

O mais importante de toda esta formação, segundo Dênis, é justamente preparar o GM para não ter de usar força desnecessária. “A presença da Guarda Municipal é de ação preventiva. A presença do GM inibe ações de vandalismo ou criminosas. Ele não pode se omitir quando é acionado pela população em caso de furtos ou roubos”, disse.

Formado em História e pós-graduado em Segurança Pública e Sociedade, Dênis resume que a GM de Jundiaí é uma grande família, com suas alegrias e discussões, mas, acima de tudo, preocupada em garantir a defesa da cidadania nos mais diversos setores na cidade.

Histórias
Visitar a sede da GM é garantia de boas histórias. O guarda Zillo tem uma grande lista de rondas que se tornaram fatos de relevância. “Há uns 10 anos, durante uma ronda na região do Jardim do Lago, avistamos três indivíduos colocando uma pessoa dentro do porta-malas. Fomos fazer a abordagem e eles saíram em disparada deixando a vítima cair do veículo. Tratava-se de um policial civil”, contou.

Uma outra memória é lembrada pela GM Ligia, que há 22 anos atua na corporação. Ela, que é instrumentadora cirúrgica de formação, atendeu o chamado de um hotel que existia nas redondezas da Estação Ferroviária. “Uma garota de programa estava dando à luz e quando cheguei ao local a criança já estava nascendo. Fiz o parto e o bebê, prematuro, não respirava. Fiz os procedimentos no percurso até o hospital. No dia seguinte, vi que o médico que atendeu disse que os cuidados foram corretos e isso me deixou muito feliz”, comentou.

Solidez

José Roberto Ferraz, comandante da Guarda Municipal, tem a missão de orientar a corporação. O seu direcionamento é sempre pautado dentro da legalidade das ações. “Temos que agir dentro dos princípios da legalidade, respeitando a população e agindo com firmeza quando necessário”, comentou.

Para o prefeito Pedro Bigardi, a Guarda Municipal está muito mais atuante. “Ela está presente em toda cidade e dá apoio às forças de segurança do município. Neste governo, que iniciou há apenas três meses, a GM atuou nos grandes eventos (Festa da Uva, Carnaval, eventos dos bairros) e no apoio a Defesa Civil.

A prioridade também é a Ronda Escolar para evitar que a ação de traficantes nas portas das unidades escolares. Estamos dialogando muito com os comandos das policias Militar e Civil para integrar ainda mais a atuação da GM com as ações destas forças de segurança”, disse.

Fotos: fotógrafos PMJ
Por Edi Gomes


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/22/gm-de-jundiai-e-referencia-para-toda-a-regiao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original