Jundiaí tem ação contra a tuberculose

Publicada em 08/03/2013 às 15:21

Com uma centena de casos detectados a cada ano no município, a Secretaria de Saúde promove a campanha de alerta para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março) buscando ultrapassar a marca de 85% dos casos tratados e curados, percentual mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Leia também
Pacientes do HU recebem manual de orientação de alta

Saúde inicia diagnóstico da dengue em Jundiaí

Sandra Ervolino, da Vigilância: “Estamos preparados”

Sandra Ervolino, da Vigilância: “Estamos preparados”

“Temos uma estrutura de busca ativa muito preparada”, afirma a médica Sandra Ervolino, que cuida deste tema dentro da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a médica tisiologista Maria de Fátima Cotarelli, do AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas).

Por busca ativa é entendido tanto o atendimento direto em toda a rede de UBS (unidades básicas de saúde) como a investigação das pessoas próximas a outras que apresentem os sintomas.

O mais comum destes é a tosse durante mais de duas semanas, que geralmente indica quadros de comprometimento pulmonar. Mas diversos outros órgãos corporais também podem ser atingidos pela doença.

“Entre os fatores mais comuns para o surgimento da tuberculose estão as condições dos moradores de rua, o uso excessivo de corticoides em casos de artrite reumatoide, os imunodeprimidos como em portadores de Aids, o hábito do tabagismo e também os profissionais de saúde”, explica Sandra.

Prêmios
Desde 2010, o tratamento efetivo dos casos no Brasil é feito com quatro substâncias nos dois primeiros meses. São elas a pirazinamida, isoniazida, rifapicina e entobutol (este último adicionado naquele ano). O resultado tem sido bem sucedido e Jundiaí acumula cinco prêmios anuais do governo de São Paulo por ter superado a meta da OMS. A próxima avaliação acontece em setembro.

Mas ela reconhece que o objetivo de erradicação mundial da tuberculose em 2050 ainda parece difícil de alcançar. “O mais importante é que o índice de casos solucionados pode ser elevado com a detecção precoce do problema”, avisa. A transmissão pode ocorrer por via aérea, mas o prazo de sobrevivência desse micróbio ao ar livre é pequeno. Em caso de sintomas como tosse prolongada, vá à UBS mais próxima.

Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/08/jundiai-tem-acao-contra-a-tuberculose/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original