Mais 200 guardas municipais serão contratados

Publicada em 20/03/2013 às 17:12

A Segurança Pública é um dos temas mais destacados pelo prefeito Pedro Bigardi quando o assunto é cuidar das pessoas de Jundiaí. Preocupações como a valorização dos profissionais da área, investimentos para a Guarda Municipal e combate às práticas criminosas no município fazem parte, inclusive, do Plano de Governo a ser desenvolvido pelo poder público nos próximos quatro anos. Diante disso, a determinação do prefeito é de que mais GMs estejam nas ruas para garantir a segurança da população.

Leia também
Revitalização de praças na Vila Rio Branco é elogiada

Prefeitura inicia sua parte no programa contra o crack
Bancos danificados por vândalos são recuperados

Comandante falou sobre efetivo da GM e abertura de concursos

Comandante falou sobre efetivo da GM e abertura de concursos

Até por isso o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, participou na noite desta terça-feira (19) da sessão ordinária da Câmara de Vereadores. A convite dos parlamentares, ele falou sobre o papel da corporação em Jundiaí e anunciou a contratação de 200 novos GMs, num período de quatro anos. O comandante explicou que, atualmente, a GM conta com cerca de 300 guardas. “Destes, apenas 260 podem ir às ruas, já que alguns têm restrição quanto à saúde ou ao porte de arma.”

Segundo Ferraz, o ideal seria um incremento na equipe com mais 200 guardas. O plano determinado pelo prefeito, segundo Ferraz, é abrir concursos para contratar cerca de 50 novos GMs, por ano. “Ao final desta administração, chegaremos ao número necessário.” De acordo com ele, só neste ano a GM já atendeu 2,8 mil ocorrências.

O concurso deve ser aberto ainda neste ano, no segundo semestre. Mas o comandante avisa que os novos GMs estarão nas ruas a partir de 2014, já que eles passarão por treinamento de 460 horas.

Ferraz explicou à população e aos parlamentares o trabalho da Guarda

Ferraz explicou à população e aos parlamentares o trabalho da Guarda

Constituição
Questionado pelos vereadores sobre a atuação da Guarda, Ferraz explicou que, por princípios constitucionais, a GM não tem poder de realizar policiamento ostensivo, como faz a Polícia Militar.

“Estamos inteiramente à disposição das polícias. No entanto, respondemos hoje a dois processos movidos pelo Ministério Público e a uma ação de inconstitucionalidade em razão de a GM ter atuado como polícia em algumas ocasiões.”

Ele lembrou que além de zelar pelo patrimônio público e realizar patrulhamento comunitário, a Guarda Municipal pode atuar apenas em situações de flagrante. “Quando necessário e solicitado pela Polícia Militar e Polícia Civil, realizamos acompanhamento de grandes conflitos. Mas sempre dentro da legalidade”, frisou.

Câmeras
Ferraz falou ainda sobre o monitoramento realizado por câmeras no município. “A nossa intenção é fazer com que este importante serviço não fique concentrado apenas no Centro, como vinha sendo feito pelas administrações anteriores. Queremos expandir para a periferia, em locais onde há malha populacional.” Entretanto, ele frisou que o processo não ocorre de forma simples. “O sistema é caríssimo.”

O comandante da GM também ressaltou que a Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e diversas secretarias estão trabalhando o programa do Governo Federal ‘Crack é Possível Vencer’, de combate ao uso de entorpecentes.

Para Ferraz, a conversa com os vereadores foi “proveitosa”. Além disso, ele destacou que ter essa proximidade com o Poder Legislativo e com a população é importante. “Fazemos um serviço de interesse público que exige essa transparência. Viemos aqui mostrar o que é feito pela GM e por que este tipo de postura é adotada.”

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/20/mais-200-guardas-municipais-serao-contratados/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original