Prefeitura tem boas notícias para o setor de artesãos

Publicada em 19/03/2013 às 18:10

O artesanato tem uma significativa importância para o turismo de qualquer região do País. Em Jundiaí, não é diferente. E a prova de que, para a prefeitura, eles são peças importantes nos projetos para alavancar o turismo local é o chamamento feito para que os artesãos da cidade participassem do cadastramento iniciado em fevereiro e encerrado sexta-feira dia 15.

Leia também
Prefeitura vai atrás de verba para acessibilidade

Palestrante fala das experiências por todo o Brasil

Palestrante fala das experiências por todo o Brasil

A diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, explica que em 19 de março, data em que se comemora o Dia do Artesão, as notícias para eles são as melhores. Uma delas é a reunião marcada para o próximo dia 26 (terça-feira), no salão nobre do Paço Municipal, com todos os permissionários da Feira de Artesanato – instalada na praça ao lado da Igreja São Bento, por determinação da administração anterior. Na oportunidade, serão discutidas melhorias para a atividade exercida no local.

Segundo a diretora, é desejo daqueles profissionais que as condições do local sejam melhoradas, de forma a não apenas valorizar o trabalho que eles realizam como também ampliar a qualidade do serviço oferecido à população. “A questão do local foi tema de grande polêmica no passado, mas é fato consumado, pois a volta à praça do Fórum não vai acontecer, já que não depende da prefeitura e sim daquele núcleo do Judiciário”, explica Marcela.

Apesar disso, não é impedimento para um plano de melhorias naquela área, hoje utilizada de forma precária. Este será o assunto do encontro marcado para o dia 26. “Dá para melhorar e muito as condições do local, criando condições necessárias para expansão da atividade, que para o nosso turismo é muito importante”, confirma Marcela.

Cadastro
O cadastramento realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo conseguiu identificar 142 pessoas que atuam no setor. São elas, segundo a diretora Marcela Moro, que estão no foco das ações que a Prefeitura pretende desenvolver a médio e longo prazos.

Dentre os projetos estão a criação de outros pontos de exposição e venda de produtos artesanais, a participação em eventos fora da cidade, com apoio e incentivo do governo, e, daqui a algum tempo, a criação da Casa do Artesão. “Há espaço e disposição para expandir a atividade, mas primeiro é necessário levantar as necessidades que ainda são obstáculos para avançar”, diz Marcela.

Outra dica que ela antecipa com relação aos planos da Prefeitura de Jundiaí é o incentivo à produção de artesanatos que valorizem temas da cidade, para poder abastecer a demanda dos turistas. “A pessoa quando visita um lugar quer levar alguma coisa que faça referência a esse lugar, por isso vamos incentivar a exploração do que temos de referência na cidade, como a Serra do Japi, a Ponte Torta e tantas outras possibilidades.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/19/no-dia-do-artesao-prefeitura-tem-boas-noticias-para-o-setor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original