Ação contra dengue vai visitar 8 mil imóveis

Publicada em 04/04/2013 às 10:51

Com uma concentração às 7h30 no 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), a ação coletiva “Dengue: Aqui Não!” coloca nesta sexta-feira (5) centenas de soldados, estudantes de medicina e agentes comunitários nas ruas para combater os criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti em pelo menos 8 mil imóveis da cidade. Serão 480 pessoas trabalhando diretamente na ação.

Soldados do Exército também trabalharão na ação contra a dengue

Soldados do Exército também trabalharão na ação contra a dengue

“O ponto mais importante é que a população inteira desperte para a necessidade de acabarmos com os criadouros do mosquito, principalmente nos pratos dos vasos de plantas”, explica Ana Lúcia de Castro e Silva, coordenadora do programa municipal de controle da dengue.

A adesão imediata de todos os moradores na vistoria dos imóveis (próprios ou alugados) é o fator principal para que Jundiaí continue tendo o menor registro de números de casos da dengue, diferentemente de outras regiões do Estado de São Paulo.

As equipes serão identificadas pela farda do Exército Brasileiro (no caso dos soldados), pelos jalecos brancos (estudantes de medicina) e pelas camisetas, uniformes e crachás (agentes do setor de zoonoses e agentes comunitários de saúde). Em qualquer caso de dúvida, os moradores podem utilizar o telefone 4521-0660.

Bairros envolvidos
Os bairros visitados serão: Vianelo, Jardim Santa Gertrudes, Vila Rio Branco, Vila Marlene, Anhangabaú, Centro, Jundiaí-Mirim, Jardim Tarumã, Malota, Jardim Samambaia, Jardim Paulista, Vila Rami, Ponte São João, Jardim São Camilo, Parque Cecap, Morada das Vinhas, Vila Maringá, Vila Comercial, Vila Jundiainópolis, Vila Esperança, Jardim Sarapiranga, Eloy Chaves, Jardim Tamoio, Ivoturucaia, Agapeama, Corrupira, Vila Arens, Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Rio Acima, Jardim Tulipas, Parque Centenário, Vista Alegre, Vila Hortolândia, Jardim Fepasa, Jardim Califórnia e Parque São Luiz.

Sintomas
O mais recente levantamento do programa indica que 18 casos autóctones (contraídos no próprio município) foram registrados neste ano. “Os sintomas como febre, dor no corpo ou atrás dos olhos, podem ser confundidos com outras doenças, como gripe ou rubéola. Uma vez apresentando os sintomas a pessoa deve procurar imediatamente o médico”, orienta Ana Lúcia.

A ação está prevista para acontecer nos bairros envolvidos entre 8h30 e 16h30.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/04/prefeitura-de-jundiai-prepara-acao-intensiva-contra-a-dengue/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original